Terça-feira, 19 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Chuvas Isoladas

Destaques do Consórcio - Terça-feira, 12 de Novembro de 2019

Consórcio ABC recebe iluminação especial como parte da campanha Novembro Azul

Iniciativa alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Consórcio ABC recebe iluminação especial como parte da campanha Novembro Azul

A sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, em Santo André, ganhou iluminação especial como parte das ações do movimento Novembro Azul na região. Neste mês, as campanhas de prevenção ao câncer de próstata são intensificadas na região.

A iluminação noturna da fachada na cor azul simboliza o apoio da entidade regional à iniciativa que busca a conscientização dos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

“É sempre importante lembrarmos que o diagnóstico precoce do câncer de próstata traz maior chances de cura.  Os homens têm preconceito com o exame clínico da próstata e acabam fugindo dele, muitas vezes perdendo a chance de se tratar e alcançar o controle da doença. O Novembro Azul surgiu para lembrar da importância da realização dos exames preventivos do homem”, afirma a vice-coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) Saúde do Consórcio ABC e secretária de Saúde de São Caetano do Sul, Regina Maura Zetone.

Desconsiderando os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata é o mais recorrente entre os homens em todas regiões do Brasil, de acordo com a estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde. O órgão nacional aponta que, somente neste ano, o Brasil já registrou 68.220 casos da doença.

A realização de exames é solicitada quando há presença de sintomas, de acordo com o Ministério da Saúde, que pode se iniciar com dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes. Após os 50 anos, para a prevenção é necessário manter os exames em dia e hábitos alimentares e físicos saudáveis. O GT Saúde orienta os homens que tiverem algum sinal da doença a procurarem a unidade de saúde de sua cidade.

Versão do sistema: 2.0.0 - 15/03/2024

Portal atualizado em: 18/03/2024 18:05:23