Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Sábado, 20 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Sext
19/04
Chuva
Máx 22 °C
Min 14 °C
Índice UV
8.0
Sáb
20/04
Parcialmente Nublado
Máx 24 °C
Min 14 °C
Índice UV
8.0
Domi
21/04
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 14 °C
Índice UV
8.0
Segu
22/04
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 19 °C
Índice UV
8.0

Destaques do Consórcio - Segunda-feira, 25 de Novembro de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Workshop no Consórcio ABC destaca papel da Lei de Responsabilidade Fiscal na gestão pública

Evento reuniu representantes das secretarias municipais de Finanças da região para troca de experiências sobre os 20 anos da legislação


Workshop no Consórcio ABC destaca papel da Lei de Responsabilidade Fiscal na gestão pública

Conhecer a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) é fundamental pararealizar o controle dos gastosna gestão pública. Dando início às celebrações dos 20 anos da legislação nas sete cidades, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC realizou, nesta segunda-feira (25/11), um workshop sobre o tema, em parceria com a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

O evento contou com uma palestra do economista Francisco Funcia, mestre em Economia Política e professor da USCS. O especialista explicou que a LRF surgiu num momento em que havia uma tendência de desigualdade fiscal entre os municípios, tendo como objetivo o equilíbrio e criação de limites de endividamento.

Em vigor há quase 20 anos, a legislação é indispensável para todos os municípios brasileiros, defendeu Funcia. No entanto, o especialista criticou algumas emendas, por considerar inadmissível o congelamento de gastos.

“Como congelar os gastos com base no ano de 2016 se haverá mudanças, como o aumento populacional?”, questionou o professor da USCS.

Funcia defendeu ainda a contribuição dos municípios para o aperfeiçoamento da legislação. “Os municípios têm que pressionar o Governo Federal para mudanças”, afirmou.

O reitor da USCS, Marcos Bassi, participou da mesa de abertura do evento, ao lado do secretário-executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão, e do secretário da Fazenda de São Caetano do Sul, Jefferson Cirne da Costa, representando o Grupo de Trabalho (GT) Finanças da entidade regional.

O workshop contou também com apresentações de representantes das secretarias municipais de Finanças de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá e Rio Grande da Serra. Eles debateram as experiências locais e avanços na gestão fiscal por meio da LRF.

No período da tarde, a programação incluiu atividades e discussões entre os técnicos da região para aprimorar a gestão fiscal responsável.

O secretário-executivo do Consórcio ABC defendeu a importância da discussão regional sobre o tema. “A Lei de Responsabilidade Fiscal está em evolução e aperfeiçoamento permanentes. O workshop proporcionou uma discussão em alto nível para garantir a efetividade da lei e o controle das finanças públicas”, afirmou Edgard Brandão.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

320 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 19/04/2024 14:40:36

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.