Notícias

Consórcio ABC amplia debate sobre potencial aéreo da região com segunda edição de workshop

Em parceria com a USCS, a entidade regional realizou nova etapa de discussões sobre possibilidade de um aeroporto no Grande ABC

02/12/2019

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC sediou, nesta segunda-feira (2/12), a segunda edição do workshop “O Grande ABC da Aviação – Novos Ares para o Desenvolvimento”, organizado e realizado pela entidade regional em parceria com a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

O evento teve como objetivo ampliar as discussões sobre as potencialidades do Grande ABC para desenvolvimento dos setores aeronáutico e aéreo, além de discutir a possibilidade da instalação de um aeroporto na região.

Gestor e professor do curso de Ciências Aeronáuticas da USCS, Volney Gouveia apresentou um novo estudo que ele elaborou sobre o tema. “Um aeroporto seria reconhecer a importância econômica da região”, apontou. Segundo a pesquisa feita pelo docente, um equipamento aeroportuário pode injetar R$ 1,8 bilhão ao ano na economia da região.

O professor da USCS ainda apontou, com base em dados oficiais, que o Grande ABC, sendo uma região tradicionalmente industrializada, importa hoje mais do que exporta.  “A construção de um aeroporto, trazendo mais acessibilidade, faria com que esse cenário mudasse”, estimou Gouveia.

Participaram do workshop secretários municipais do Grande ABC, vereadores, técnicos do setor e representantes da Universidade Federal do ABC (UFABC), Instituto de Tecnologia Mauá e do Parque Tecnológico de São José dos Campos.   

Para o secretário-executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão, avançar nesse debate é de extrema importância para a região. “Parecia algo distante, no futuro, mas é um tema que está maduro para ser debatido regionalmente no momento. Avançar nesse assunto é importante para os novos setores da indústria”, afirmou Brandão, que ocupou o cargo de superintendente da Regional do Sudeste da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) entre 2006 e 2007.

Histórico

O primeiro workshop sobre aviação foi realizado em parceria com o Consórcio ABC e USCS na sede na Universidade Municipal, em outubro deste ano. Na ocasião, Gouveia fez uma primeira apresentação sobre o tema e coletou opiniões dos participantes, que foram utilizadas para apresentação de novos dados no encontro desta segunda-feira (2/12). 

 

Tags

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO