Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Sexta-feira, 26 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Quin
25/04
Chuva
Máx 26 °C
Min 21 °C
Índice UV
7.0
Sext
26/04
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 19 °C
Índice UV
7.0
Sáb
27/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 21 °C
Índice UV
7.0
Domi
28/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 22 °C
Índice UV
7.0

Procon Consórcio ABC - Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Consórcio ABC assina convênio para ter primeiro Procon Regional do país

Parceria foi firmada entre órgão intermunicipal e Fundação Procon.SP


Consórcio ABC assina convênio para ter primeiro Procon Regional do país

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC assinou, nesta quinta-feira (12/12), convênio com a Fundação Procon.SP para a criação do Procon Regional do Grande ABC, primeiro equipamento do tipo no país a fazer defesa do consumidor de forma integrada entre municípios.

A assinatura da parceria contou com a presença do governador João Doria, do secretário estadual de Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, e do diretor-executivo do Procon.SP, Fernando Capez. O Consórcio ABC foi representado por seu diretor Jurídico, Eduardo Moura, que representou o presidente da entidade intermunicipal e prefeito de Santo André, Paulo Serra, e o secretário-executivo do órgão, Edgard Brandão.

Também estiveram presentes na cerimônia o prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, o prefeito em exercício de Ribeirão Pires, Gabriel Roncon, e o vice-prefeito de Santo André, Luiz Zacarias, além do deputado estadual Thiago Auricchio. 

O evento ocorreu na sede da Fundação Procon.SP, localizada na rua Barra Funda, 930, no bairro Barra Funda, zona oeste da capital.

A criação do Procon Regional foi aprovada na assembleia geral dos prefeitos de agosto deste ano. A proposta prevê que o Consórcio ABC disponibilize espaço físico e os servidores para atuarem no serviço. A Fundação Procon.SP fará a capacitação dos profissionais.

No acordo, está previsto que a entidade regional receberá 50% dos valores arrecadados com as multas que forem aplicadas pelo órgão intermunicipal às empresas que lesarem o consumidor na região, sendo que metade deste montante será encaminhado para o município onde foi registrada a infração. 

Inédito no país, o equipamento foi autorizado por decreto assinado pelo Governo do Estado, em março de 2013, em texto que autorizava a celebração de convênios entre municípios, por meio de consórcios, para o estabelecimento de programas de proteção e defesa do consumidor.

“O Grande ABC é pioneiro mais uma vez com essa iniciativa proposta no convênio entre o Consórcio ABC e Procon”, afirmou o governador João Doria.

A parceria prevê o fortalecimento da defesa do consumidor na região, uma vez que proporciona atuação conjunta entre os órgãos, uniformização de procedimentos e entendimentos, além de colocar a disposição dos consumidores um importante instrumento na defesa de seus direitos.

A proposta do Procon Regional é atuar na fiscalização e solução de demandas de empresas ou órgãos com atuação em todas as cidades da região, como convênios médicos, concessionárias de água, esgoto, energia elétrica e gás, operadoras de telefonia móvel e TV, entre outras atividades com esse perfil.

“O Grande ABC será pioneiro para outras regiões do Estado. O serviço proporcionará maior agilidade nas respostas aos consumidores da região com a integração dos Procons municipais e o estadual”, afirmou Fernando Capez.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

393 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/04/2024

Portal atualizado em: 25/04/2024 18:56:20

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.