Notícias

Consórcio ABC encerra prestação de contas nas Câmaras Municipais da região

Presidente da entidade regional visitou Legislativos do Grande ABC para apresentar ações de 2019

19/12/2019

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC encerrou, na manhã desta quinta-feira (19/12), a prestação de contas do ano nas Câmaras Municipais da região com apresentação das ações do órgão regional para os vereadores de Diadema, na sede do Legislativo do município.

O trabalho foi feito pelo presidente do órgão intermunicipal e prefeito de Santo André, Paulo Serra, que também já havia visitado o Legislativo de Santo André, São Caetano do Sul, Mauá e Rio Grande da Serra. Não foi possível realizar a prestação de contas nas Câmaras de São Bernardo do Campo e Ribeirão Pires por conta de impossibilidade de agenda nesses últimos dias de atividade parlamentar antes da abertura de recesso.

Neste ano, as principais conquistas do órgão público intermunicipal foram a volta dos municípios que tinham saído da entidade (Diadema, São Caetano do Sul e Rio Grande da Serra), a redução do percentual de repasse das prefeituras de 0,17% do orçamento para 0,15%, o início do projeto do piscinão Jaboticabal por parte do Governo do Estado, a descentralização da distribuição dos medicamentos de alto custo (em São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul), inauguração do Batalhão de Ações Especiais (Baep), a assinatura de convênio com o Estado para a região ter o 1º Procon Regional do país, entre outras ações regionais. 

“A gente encerra aqui em Diadema esse trabalho de prestação de contas à frente do Consórcio ABC. O sentimento é de dever cumprido ao entregar uma entidade novamente reunificada e integral. Contamos, desde o início, com todo apoio dos vereadores nesse trabalho de reconstrução do órgão e temos que agradecer a confiança dada pelos parlamentares da região”, afirmou Paulo Serra.

Segundo o presidente do Consórcio ABC, essa aproximação com os legislativos das sete cidades é uma marca que deve permanecer nos próximos anos. “Esse foi um dos compromissos dessa gestão. Criamos o Conselho Consultivo Político Permanente, dando assento aos vereadores dentro da entidade regional. Tenho certeza que haverá continuidade neste trabalho”, afirmou.

O prefeito de Santo André, Paulo Serra, encerra sua gestão na presidência do Consórcio ABC no dia 31 de dezembro deste ano. A partir de 1º de janeiro, toma posse como presidente o prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, que foi eleito, por unanimidade, na Assembleia Geral dos Prefeitos de dezembro para a liderança do órgão intermunicipal no ano de 2020.

Crédito das fotos: Angelo Baima/PSA