Quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Quarta-feira, 29 de Janeiro de 2020

Consórcio ABC inicia planejamento de ações de segurança no trânsito do Maio Amarelo

Mês se tornou referência mundial para as ações que visam reduzir o número de vítimas no trânsito

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC deu início, nesta quarta-feira (29/1), ao planejamento de ações regionais para o Maio Amarelo, mês internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito.

A entidade regional integra, desde dezembro do ano passado, o programa Laço Amarelo, iniciativa do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), instituto voltado para o investimento em iniciativas de educação e segurança no trânsito em todo o Brasil.

Segundo estimativas do ONSV, os acidentes de trânsito custam aproximadamente R$ 540 milhões ao ano aos cofres dos sete municípios do Grande ABC. O valor foi calculado com base no número de mortes no trânsito registrado na região no ano passado e média nacional de custo por acidentes estipulada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O secretário-executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão, ressaltou que por meio de ações preventivas é possível reduzir esses valores. “Os acidentes de trânsito podem envolver ações como resgate de acidentados, tratamento e reabilitação das vítimas, assim como reparo de danos materiais. Queremos sensibilizar para essa questão”, afirmou Brandão.

A coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) Mobilidade do Consórcio ABC, Andrea Brisida, defendeu a importância de programas permanentes de prevenção, pois os resultados não são imediatos. “A educação no trânsito não pode ser encarada como algo acessório. A redução de mortes é um objetivo que todos nós temos”, afirmou.

O plano de trabalho para o Maio Amarelo na região deverá ser apresentado aos prefeitos da região em Assembleia Geral do órgão intermunicipal.

Versão do sistema: 2.0.0 - 22/03/2024

Portal atualizado em: 27/03/2024 18:50:40