Notícias

Inscrições para envio de trabalhos ao Congresso de História são prorrogadas até 1º março

15ª edição do evento acontece em maio no Teatro Municipal de Santo André e comemora os 30 anos da iniciativa regional

31/01/2020

A Comissão Organizadora do 15º Congresso de História e de Estudos Regionais do Grande ABC, que será realizado em maio, prorrogou as inscrições de trabalhos acadêmicos e não acadêmicos para até 1º de março. O novo prazo foi definido nesta quinta-feira (31/1), durante reunião do Grupo Temático História e Memória do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

Os resumos dos trabalhos inscritos deverão conter de 2.500 a 3.000 caracteres. A seleção dos trabalhos será realizada por uma comissão composta por representantes das instituições de ensino e de memória do Grande ABC. Os selecionados serão apresentados na forma oral nas sessões de comunicação ou por pôsteres.

A reunião também contou com a participação do professor Liráucio Girardi Júnior, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Doutor em sociologia, ele fez uma apresentação sobre a possibilidade de transferir um conjunto de dados das cidades do Grande ABC para as plataformas da Wikimedia.

“Existem muitas possibilidades para o uso dessas plataformas no sentido de dar divulgação e visibilidade à região nestas plataformas, incluindo informações, material iconográfico e atividades. Tudo isso pode estar disponível para um acesso muito ampliado”, explicou Girardi.

A programação do 15º Congresso de História e de Estudos Regionais deve ser definida em março, informou o coordenador do Grupo Temático, Jorge Magyar. Entre outras iniciativas, o evento contará com uma exposição virtual com obras de arte das pinacotecas e centros de memória da região.

“O Congresso de História está sendo construído. Neste processo, contamos com muitas contribuições de pessoas de diversas áreas, que têm colaborado com suas experiências”, afirmou Magyar.

Desde maio de 2019, memorialistas, pesquisadores, estudantes e munícipes participam das reuniões preparatórias. A 15ª edição do Congresso será realizada entre 27 e 30 de maio no Teatro Municipal de Santo André.

Tags

HISTÓRIA E MEMÓRIA
POR DENTRO DOS GTS