Quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Quarta-feira, 18 de Março de 2020

Prefeitos do Grande ABC aprovam suspensão temporária do transporte público municipal

Decisão foi tomada em assembleia extraordinária do Consórcio ABC como esforço regional para conter o avanço do novo coronavírus

Os prefeitos do Grande ABC aprovaram nesta quarta-feira (18/3), em assembleia extraordinária do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, a suspensão temporária do transporte público municipal.

A interrupção do serviço será gradativa, até 28 de março (sábado). A partir do dia 29 de março (domingo), os coletivos sob responsabilidade das prefeituras não vão circular, por período indeterminado, em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

A medida integra um esforço regional para conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19), com o objetivo de minimizar danos à população e preservar vidas nas sete cidades da região.

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, ressaltou que a atitude é drástica, mas entendida pelos sete prefeitos como necessária para a proteção dos cidadãos.

“Mais uma vez o Consórcio ABC se mostra referência em atuação de prefeituras de forma colegiada. O objetivo desta decisão é minimizar os deslocamentos da população, assim como a circulação de pessoas, que devem evitar sair de casa e evitar aglomerações”, afirmou Maranhão.

Conforme estimativa do Consórcio ABC, serão suspensas, ao todo, e de forma gradativa, aproximadamente 200 linhas. Por dia, são aproximadamente 500 mil passageiros. Cada município está disponibilizando sua estrutura para atender as demandas dos profissionais de saúde e segurança.

A entidade regional informou a Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos (STM) sobre a decisão e solicitou ações preventivas da pasta também em relação às linhas intermunicipais de ônibus e à circulação de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na região, visando à proteção da população diante da pandemia de Covid-19.

Versão do sistema: 2.0.0 - 22/03/2024

Portal atualizado em: 27/03/2024 18:50:40