Notícias

Foto: Helber Aggio/PSA

Prefeituras do Grande ABC adotam ações de prevenção contra novo coronavírus

Ações incluem a paralisação das aulas na rede municipal, adiamento e cancelamento de eventos, além da suspensão temporária do transporte público

20/03/2020

Com o objetivo de reforçar os cuidados contra a proliferação do novo coronavírus (Covid-19) nas sete cidades, as prefeituras do Grande ABC estão adotando medidas preventivas para evitar o contágio na população. As ações incluem a paralisação das aulas na rede municipal e a suspensão temporária do transporte público, decidida em conjunto pelos prefeitos em assembleia extraordinária do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, ressaltou a importância da união dos municípios para enfrentar a pandemia na região. “Os prefeitos das sete cidades não estão medindo esforços para prevenir e combater o novo coronavírus. O que está em primeiro lugar é proteger a vida dos nossos cidadãos”, afirmou Maranhão. 

As prefeituras suspenderam as aulas presenciais nas escolas municipais. A partir de segunda-feira (23/3), a paralisação é integral nas sete cidades. Também foram adiados ou cancelados atos, solenidades públicas, atividades culturais e eventos esportivos. Outra medida tomada foi afastar servidores públicos com idade a partir de 60 anos, gestantes e portadores de doenças crônicas e imunossupressoras, autorizando-os a trabalhar em casa.

Em relação ao transporte público municipal, o colegiado de prefeitos determinou a interrupção gradativa do serviço até 28 de março (sábado). A partir de 29 de março (domingo), a suspensão passa a ser total, por período indeterminado. A decisão, aprovada em reunião no Consórcio ABC, é mais uma iniciativa para minimizar danos à população e preservar vidas nas sete cidades. 

“Para evitar a propagação intensa do novo coronavírus a principal recomendação é ficar dentro de casa. Por isso, é importante impedir a formação de espaços com aglomeração de pessoas na região. Os prefeitos estão trabalhando em conjunto, buscando medidas para proteger a nossa população", afirmou Maranhão.

Tags

CONSÓRCIO ABC