Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Quinta-feira, 18 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Quin
18/04
Chuva
Máx 22 °C
Min 19 °C
Índice UV
8.0
Sext
19/04
Parcialmente Nublado
Máx 21 °C
Min 16 °C
Índice UV
8.0
Sáb
20/04
Parcialmente Nublado
Máx 24 °C
Min 14 °C
Índice UV
8.0
Domi
21/04
Parcialmente Nublado
Máx 26 °C
Min 15 °C
Índice UV
8.0

Destaques do Consórcio - Sexta-feira, 03 de Abril de 2020

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Doação de sangue é fundamental durante pandemia de Covid-19

Consumo de sangue é diário e contínuo para pessoas com anemias crônicas, hemorragias, dengue, febre amarela, câncer e outras doenças graves


Doação de sangue é fundamental durante pandemia de Covid-19

Os bancos de sangue necessitam manter seus seus estoques abastecidos durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O Ministério da Saúde tem orientado a população para que as doações prossigam, mesmo diante da quarentena, pois o consumo de sangue é diário e contínuo para pessoas com anemias crônicas, hemorragias, complicações decorrentes da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves. 

O coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Saúde do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e secretário da pasta em São Bernardo do Campo, Geraldo Reple Sobrinho, destacou que a conscientização e a mobilização são essenciais para ajudar quem necessita da doação. “Uma bolsa de sangue pode ajudar a salvar a vida de até quatro pessoas. Precisamos incentivar a população a realizar este ato, afinal doar sangue é semelhante a doar vida”, afirmou. 

O Ministério da Saúde ressalta que doação de sangue é segura, não havendo riscos para o voluntário. Os serviços disponibilizam condições de lavagem de mãos, uso de antissépticos e acolhimento que minimizam a exposição a aglomerado de pessoas. Os cuidados com a higienização das áreas, instrumentos e superfícies também foram intensificados pelos hemocentros. 

Para fazer a doação de sangue o voluntário precisa ter entre 16 e 69 anos e pesar, no mínimo, 50 kg. Para menores de 18 anos, a doação deve ser feita na presença de um responsável legal e mediante a apresentação de um documento oficial com foto. É preciso estar alimentado, porém evitar refeições gordurosas nas três horas que antecedem a doação. 

O voluntário é submetido a uma avaliação médica antes do procedimento, em que será retirada uma amostra para testes de sorologia e anemia. Além disso, o doador não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite. Em relação à Covid-19, são considerados doadores inaptos para a doação de sangue por um período de 30 dias aqueles que apresentarem sintomas respiratórios e febre ou se tiverem tido contato, há menos de 30 dias, com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19. 

Dentro do período de um ano, mulheres podem doar três vezes e os homens, quatro. Gestantes e lactantes, além de pessoas que tomaram a vacina contra a febre amarela há menos de 30 dias, não podem doar.

Entre as opções para doar sangue no Grande ABC estão os bancos de sangue da Associação Beneficente de Coleta de Sangue  (Colsan), com unidades no Hospital Estadual Mário Covas (Rua Dr. Henrique Calderazzo, 32, Santo André), no Hemocentro Regional (Rua Pedro Jacobucci, 440, Jardim das Américas, São Bernardo do Campo) e Núcleo Regional de Hemoterapia Dr. Aguinaldo Quaresma (Rua Peri, 361,Oswaldo Cruz, São Caetano do Sul). Os voluntários também podem utilizar o hemocentro do Hospital Estadual Serraria (Rua José Bonifácio, 1641, Vila Conceição, Paraíso, Diadema).

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

636 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/04/2024

Portal atualizado em: 18/04/2024 17:01:44

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.