Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Quinta-feira, 18 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Quar
17/04
Chuvas Isoladas
Máx 30 °C
Min 21 °C
Índice UV
8.0
Quin
18/04
Chuva
Máx 22 °C
Min 19 °C
Índice UV
8.0
Sext
19/04
Chuva
Máx 23 °C
Min 16 °C
Índice UV
8.0
Sáb
20/04
Parcialmente Nublado
Máx 25 °C
Min 16 °C
Índice UV
8.0

Destaques do Consórcio - Terça-feira, 14 de Abril de 2020

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitos do Grande ABC revisam medidas para atividades econômicas e circulação de pessoas durante quarentena

Tema foi discutido durante assembleia mensal do Consórcio ABC


Prefeitos do Grande ABC revisam medidas para atividades econômicas e circulação de pessoas durante quarentena

Os prefeitos das sete cidades do Grande ABC revisaram nesta terça-feira (14/4), durante assembleia mensal do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, algumas medidas para atividades econômicas e circulação de pessoas durante quarentena em prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). A reunião foi realizada por meio de videoconferência.

Entre as decisões, os chefes dos Executivos municipais ampliaram o horário de funcionamento dos postos de combustíveis, permitindo sua abertura também aos domingos e feriados. Com isso, esses estabelecimentos, assim como suas lojas de conveniência, podem operar todos os dias, das 7h às 19h. Permanece vedada a venda de alimentos e bebidas alcoólicas para consumo imediato no local. Outra medida acordada pelo colegiado é o funcionamento das bancas de jornais, que também foi autorizado nas sete cidades. 

Como procedimentos de higienização e controle, todos os estabelecimentos liberados para funcionar devem ter as filas nos caixas e balcões de atendimento organizadas com fitas de isolamento, observada a distância mínima de dois metros entre as pessoas. 

Todos os funcionários e colaboradores dos estabelecimentos deverão trabalhar obrigatoriamente com equipamentos de proteção individual (EPIs), incluindo máscaras de proteção. Além disso, todas as máquinas de cartão de crédito e de débito deverão ter o teclado imediatamente higienizado após a utilização por cada cliente, garantindo-se, ainda, que cada consumidor introduza e retire, ele próprio, o cartão das máquinas.

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, ressaltou que os prefeitos estão preocupados e acompanhando a evolução dos casos de Covid-19 na região. 

“A ampliação dos horários de atendimento dos postos de combustível contribui para garantir o abastecimento de veículos, inclusive dos utilizados pelos serviços de saúde e segurança. No entanto, é importante ressaltar que todas as recomendações de higiene devem ser seguidas por todos os estabelecimentos com funcionamento autorizado”, afirmou Maranhão.

Também participaram da videoconferência os prefeitos de Santo André, Paulo Serra, de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, de Diadema, Lauro Michels, de Mauá, Atila Jacomussi, e de Ribeirão Pires, Adler Teixeira - Kiko, além do secretário-executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão e os diretores da entidade regional.

Outros temas

O Consórcio ABC vai solicitar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a aprovação do projeto do reanimador desenvolvido pelo Instituto Mauá de Tecnologia e pela Mercedes Benz do Brasil. A iniciativa, acompanhada pelos secretários municipais de Saúde, foi aprovada pelos prefeitos da região durante a assembleia.

A tecnologia é uma solução intermediária entre a ventilação manual e a automática. O equipamento, denominado ambuzador, foi desenvolvido a partir de um reanimador manual (ambu) que ajuda o ar a entrar e sair dos pulmões, auxiliando na respiração de pacientes com insuficiência respiratória. Além disso, controla a entrada e saída do ar do paciente via sistema mecânico, pressionando o ambu de forma controlada, otimizando a execução desta atividade pelo profissional da saúde.

O projeto tem como objetivo a produção imediata de ambuzadores que serão disponibilizados de forma gratuita, unidades do produto para os estabelecimentos de saúde pública da região.

A pauta da assembleia também abordou a dificuldade de compra de testes rápidos do novo coronavírus no mercado internacional, que tem apresentado aumento expressivo de valores e prazos de entrega muito longos. O tema será discutido na quarta-feira (15/4) pelos secretários municipais de Saúde da região com o coordenador do Centro de Contingência para o Coronavírus do Estado de São Paulo, David Uip, em videoconferência do Grupo de Trabalho (GT) Saúde.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

368 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/04/2024

Portal atualizado em: 17/04/2024 16:57:57

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.