Quarta-feira, 24 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Chuvas Isoladas

Destaques do Consórcio - Quinta-feira, 14 de Maio de 2020

Consórcio ABC participa de reunião de elaboração de plano estratégico estadual para turismo

Iniciativa ganhou maior importância com a crise causada pela pandemia do novo coronavírus e teve de ser readequada para a atual situação

A Secretaria Estadual do Turismo (Setur) realizou nesta quinta-feira (14/5) um encontro, por meio de videoconferência, com representes das regiões turísticas do Estado para a formulação do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Paulista. O Consórcio Intermunicipal Grande ABC participou da reunião, como interlocutor da Região Turística ABCTur.

O plano da secretaria estadual está sendo elaborado pela Fundação Instituto de Administração (FIA), formada por professores da Universidade de São Paulo (USP). A iniciativa ganhou maior importância com a crise causada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e teve de ser readequada para a atual situação.

O secretário-executivo da Setur, Marcelo da Costa, destacou que a metodologia do plano segue uma proposta situacional e prospectiva. “O momento é de união entre as regiões turísticas para retomada do setor pós-pandemia”, afirmou.

A proposta de escopo do plano FIA-USP tem sua elaboração em oito etapas. O diagnóstico antes da pandemia está elaborado, mas os cenários e metas deverão ser restabelecidos de forma participativa com os representantes municipais.

O primeiro encontro com os interlocutores, com mais de 100 participantes, contou com um encaminhamento propositivo em que foram levantadas as principais ações e dificuldades do setor. Os temas foram dividos em eixos: planejamento, governança participativa e colaborativa, inteligência turística e inovação, fortalecimento regional e marketing turistico.

O coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Turismo do Consórcio ABC, Cristopher Araújo, ressaltou o encontro como uma ação inovadora para Estado, pois reuniu todos os interlocutores para discutir estratégias para saída da crise.

“É necessária uma estratégia de planejamento conjunto por diferentes segmentos de Turismo para uma ação mais assertiva, com mais encontros específicos para a proposição de ações regionais”, afirmou.

Conforme comunicado pela secretaria estadual, o plano ainda está em elaboração e deverão ocorrer outros encontros para que o planejamento ocorra de forma colaborativa e participativa.

Além da região do ABCTur o encontro teve representantes do Circuito Alta Mogiana, Rios do Vale, Águas Sertanejas, Altos do Paranapiacaba, Caminhos do São Domingos, Cavernas da Mata Atlântica, Circuito das Águas, Coração do Tietê, Capital, Alto Cafezal, Costa da Mata Atlântica, Centro Paulista, Histórias & Aventuras, Negócios e Cultura, Trilhos e Trilhas da Baixa Mogiana, Picos da Mantiqueira, Raízes do Interior Paulista, Tietê Vivo, Maravilhas do Rio Grande, Litoral Norte de São Paulo e Pantanal Paulista.

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 24/04/2024 12:23:14