Quarta-feira, 24 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Chuvas Isoladas

Destaques do Consórcio - Quarta-feira, 10 de Junho de 2020

Consórcio ABC debate avanço da região no plano estadual de reabertura econômica

Sete cidades passam, na próxima segunda-feira (15/6), da fase de alerta máximo para a de controle, que possibilita aberturas com restrições

Consórcio ABC debate avanço da região no plano estadual de reabertura econômica

Os prefeitos do Grande ABC debateram nesta quarta-feira (10/6) a reclassificação pelo Governo do Estado da região no Plano São Paulo, que trata da reabertura gradual da economia. O avanço de fase foi pauta de assembleia extraordinária do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, realizada por meio de videoconferência.

Em entrevista coletiva no início da tarde, o governador João Doria anunciou a passagem, a partir da próxima segunda-feira (15/6), das sete cidades da fase 1 (faixa vermelha), com funcionamento permitido somente aos serviços essenciais, para a fase 2 (faixa laranja), que possibilita aberturas com restrições.

Conforme deliberado na assembleia do Consórcio ABC, cada prefeitura irá publicar o seu decreto municipal, de acordo com as peculiaridades de cada cidade, para a retomada das atividades de acordo com o plano elaborado pelo Governo do Estado.

Os prefeitos também reafirmaram que a população deve continuar colaborando com o isolamento social e com protocolos de higiene, saindo de casa somente se for estritamente necessário, para mitigar os danos da contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19).

Para os chefes dos Executivos municipais, a participação e colaboração da sociedade são fundamentais para conter o avanço da pandemia e manutenção do Grande ABC na fase 2 do Plano São Paulo, evitando um retorno à fase 1, de alerta máximo. A avaliação dos critérios e indicadores dos municípios é realizada quinzenalmente pelo Comitê de Contingência do Coronavírus.

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, ressaltou que o objetivo é garantir uma retomada consciente e bem sucedida das atividades econômicas no Grande ABC, com todos os cuidados em relação às normas sanitárias e à proteção da vida.

“A retomada consciente depende da cooperação de todos e da ajuda conjunta. Por isso, mais uma vez pedimos a colaboração dos empresários no cumprimento das normas sanitárias rígidas contra a Covid-19, para que não tenhamos que retroceder” afirmou Maranhão.

Também durante a reunião, os prefeitos decidiram acompanhar o Decreto Estadual 65.009, de 8 de junho, declarando ponto facultativo na quinta (11/6) e na sexta-feira (12/6) nos sete municípios da região.

Versão do sistema: 2.0.0 - 18/04/2024

Portal atualizado em: 24/04/2024 12:23:14