Sexta-feira, 26 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Quinta-feira, 18 de Junho de 2020

Consórcio ABC recebe apresentação com dados sobre potencial de consumo da região

Levantamento de consultoria traz detalhamento em 22 categorias de produtos nos municípios do Brasil

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC recebeu nesta quinta-feira (18/6) a apresentação de um levantamento que reuniu informações demográficas e de potencial de consumo das sete cidades. O estudo foi analisado durante reunião conjunta entre os Grupos de Trabalhos (GTs) Desenvolvimento Econômico e Finanças da entidade regional, realizada por meio de videoconferência.

O estudo, denominado IPC Maps e produzido pela consultoria IPC Marketing Editora, reúne em números absolutos o detalhamento do potencial de consumo em 22 categorias de produtos nos municípios brasileiros.

O diretor da IPC Marketing, Marcos Pazzini, explicou que o trabalho considera o consumo de cada classe social definida pelos critérios da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa de Mercado (Abep). O estudo traz informações sobre cada cidade, com detalhes sobre população, áreas urbana e rural, setores de produção e serviços, possibilitando comparativos com outros municípios, regiões, áreas metropolitanas ou mesmo com o Estado, inclusive em relação a períodos anteriores.

Conforme o levantamento, a participação do Grande ABC no consumo nacional reduziu de 1,70% para 1,65% entre 2018 e 2019. No entanto, no mesmo intervalo, a região voltou ao posto de quarto maior polo consumidor do Brasil, uma posição acima ante o ano anterior, atrás apenas das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

O diretor de Programas e Projetos do Consórcio ABC, Giovanni Rocco, ressaltou que os números vão contribuir para ações estratégicas.

“A informação é fundamental para a tomada de decisões e para o planejamento dos próximos anos”, afirmou Rocco.

Considerando o ponto de vista financeiro nas administrações municipais, o estudo permite balizar o consumo de bens e serviços em cada cidade, disse o diretor Administrativo e Financeiro do Consórcio ABC, Carlos Eduardo Alves da Silva, o Cadu.

“O estudo mede o potencial de consumo com base em dados oficiais e traz uma série de informações divididas por categoria. Os números podem podem ajudar as prefeituras e os empreendedores em um planejamento estratégico”, pontuou Cadu.

O secretário-executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão, destacou a importância da apresentação dos números aos gestores públicos das sete cidades. “Reunimos 30 pessoas de alto nível nas áreas de Finanças e Desenvolvimento das sete cidades que representam o quarto maior polo consumidor do Brasil”, disse Brandão.

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/04/2024

Portal atualizado em: 25/04/2024 18:56:20