Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Quinta-feira, 25 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Quar
24/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0
Quin
25/04
Chuvas Isoladas
Máx 24 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0
Sext
26/04
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 17 °C
Índice UV
7.0
Sáb
27/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 21 °C
Índice UV
7.0

Destaques do Consórcio - Quarta-feira, 01 de Julho de 2020

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Consórcio ABC realiza lives para debater temas de interesse da sociedade

Desde abril, entidade regional já realizou oito encontros virtuais transmitidos ao vivo por meio de rede social


Consórcio ABC realiza lives para debater temas de interesse da sociedade

Desde o início o distanciamento social no Estado de São Paulo, em virtude do novo coronavírus (Covid-19), o Consórcio Intermunicipal Grande ABC interrompeu a realização de eventos presenciais em sua sede, priorizando os encontros por sistemas de videoconferência e outras ferramentas para comunicação a distância. Ao longo da pandemia, a entidade regional tem realizado uma série de lives, com debates, esclarecimentos e orientações sobre temas variados que interessam à sociedade. 

O formato teve início em 24 de abril, com um debate sobre violência doméstica contra as mulheres no contexto do isolamento social. O tema foi abordado pela assistente social Luciene Santana, coordenadora da Casa Beth Lobo (Centro de Referência no Atendimento à Mulher em Situação de Violência de Diadema) e pela advogada Maria Aparecida da Silva, presidente do Conselho Gestor do Programa Casa Abrigo Regional Grande ABC.

Em maio, o Consórcio ABC promoveu lives sobre temas da comunidade LGBT. No dia 19, o coordenador do GT LGBT da entidade regional, Vitor Oliveira Lopes, apresentou ações e políticas públicas voltadas para essa população. No dia 21 do mesmo mês, a cantora e ativista Samara Arkcelio falou sobre questões recorrentes ao cotidiano das travestis nas sete cidades, abordando desde a vida nas ruas e o tráfico de pessoas, assim como as ações que buscam transformar a realidade dessas mulheres.

Em 27 de maio, a questão da mulher negra no contexto da Covid-19 foi tema de debate que reuniu as assistentes sociais Suelma Inês,  integrante do Grupo de Estudo das Relações Étnico Raciais e o Serviço Social (GERESS), e Andreia Miguel, coordenadora do GT Igualdade Racial do Consórcio ABC.

Ainda em maio, no dia 29, a entidade regional realizou uma discussão sobre masculinidades e violência contra a mulher relacionados ao isolamento social. O assunto foi abordado por integrantes do Grupo Temático Gênero e Masculinidades, representado pelo seu coordenador, Eurico de Marcos Jardim, pelo psicólogo Ed André e pelo assistente social José Adriano.  

Em junho, a live realizada no dia 19 debateu religiões de matrizes africanas no contexto da Covid-19, com participação de Iay Maria Emília, coordenadora estadual do grupo Mulheres de Axé do Brasil, e Mestre Pelé, coordenador de Igualdade Racial da Secretaria de Participação e Inclusão Social de Ribeirão Pires e membro do GT Igualdade Racial do Consórcio ABC.

O isolamento social e as pessoas com deficiência, tema da live realizada no último dia 23, foi abordado pelo advogado Luis Kassab, coordenador do GT Pessoa com Deficiência, e por Alan Mazolleni, praticante de corrida de rua com cadeiras de rodas de uso diário e membro do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Bernardo do Campo. O encontro virtual contou ainda com a participação dos intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) Gustavo Melo da Silva e Marcos Vinícius de Souza Silva.

Encerrando o mês de junho e o semestre, o Consórcio ABC promoveu na terça-feira (30/6) uma live para tratar sobre as pessoas idosas e a garantia de direitos durante e pós pandemia. A discussão reuniu a assistente social Vera Paulussi e os advogados Luis Kassab e Carmela Dell'Isola.

Nesta quarta-feira (1/7), às 15h, ocorre a primeira live do mês, tendo como tema as políticas de Recursos Humanos durante a pandemia. O assunto será abordado por Euza Bispo, gestora de Recursos Humanos, e por Marcelo Dantas, representante do GT Desenvolvimento Econômico do Consórcio ABC.

O presidente da entidade regional e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, ressaltou que os eventos virtuais possibilitam garantir a continuidade do debate sobre assuntos que interessam diretamente à população das sete cidades.

“Graças à tecnologia, este período em que as pessoas precisam permanecer em casa, seguindo as medidas de distanciamento social, torna-se uma oportunidade para abordarmos temas muito importantes para sociedade em geral. As lives do Consórcio ABC reúnem gestores públicos, profissionais e especialistas em diferentes áreas. Por isso, convidamos todos a ficarem ligados nas nossas redes sociais e acompanharem os eventos realizados”, afirmou Maranhão.

As lives do Consórcio ABC são transmitidas pela página oficial do órgão no Facebook (www.facebook.com/consorcioabc), onde também estão disponíveis os vídeos dos encontros já realizados. 

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

345 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 24/04/2024 12:23:14

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.