Terça-feira, 16 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Quinta-feira, 23 de Julho de 2020

Cooperação do Consórcio ABC com Turim é reconhecida como exemplo em programa da União Europeia

Troca de experiências da região com cidade italiana fará parte de publicação internacional

A cooperação do Consórcio Intermunicipal Grande ABC com a cidade de Turim, na Itália, foi selecionada como um dos principais exemplos bem sucedidos do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC), desenvolvido pela União Europeia (UE). A troca de experiências entre o Grande ABC e o município italiano fará parte de uma publicação internacional, classificada como um dos principais destaques da iniciativa.

Em videoconferência nesta quinta-feira (23/7), a coordenadora do IUC, Cecilia Gañán de Molina, e a representante da iniciativa no Brasil, Juliana Leal, receberam informações atualizadas sobre a estrutura do Consórcio ABC e os principais projetos da região para a área de mobilidade urbana.

Durante o encontro, foram abordados temas relacionados ao Plano Regional de Mobilidade – que prevê a reorganização das redes municipais e metropolitanas de transporte coletivo, intervenções físicas em obras de ampliação da infraestrutura viária e medidas operacionais de gestão da circulação – e o Centro de Controle de Operações do Grande ABC (CCO Regional), ambos desenvolvidos pelo Consórcio ABC.

Também foi discutida a importância de uma governança que conte com a participação do poder público, do setor privado e das universidades. Para a coordenadora do IUC, a cooperação entre o Grande ABC e Turim possibilitará novos desdobramentos dentro do programa internacional.

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, ressaltou que a parceria com a União Europeia é fundamental para as sete cidades.

“Somente por meio de políticas públicas consorciadas podemos pensar no desenvolvimento das cidades brasileiras, principalmente quando se trata de regiões metropolitanas. Por isso, a troca de experiências com grandes centros urbanos da Europa é muito positiva para o Grande ABC”, afirmou Maranhão.

Também participaram da reunião, representando o Consórcio ABC, o secretário-executivo, Edgard Brandão; o diretor de Programas e Projetos, Giovanni Rocco; a coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) Mobilidade Urbana, Andrea Brisida; o diretor Administrativo e Financeiro, Carlos Eduardo Alves da Silva; e os coordenadores de Programas e Projetos Lívia Rosseto e Flavio Casarini.

O encontro virtual contou ainda com a presença de Paula Katakura, professora do Instituto Mauá de Tecnologia, e Marcos Murasaki Cardoso, integrantes da delegação técnica brasileira formada pelo programa IUC.

Histórico

Em outubro de 2017, o Consórcio ABC foi selecionado entre mais de 200 projetos para participar do Programa Internacional de Cooperação Urbana. No mesmo mês, a União Europeia anunciou oficialmente a cidade italiana de Turim como o município parceiro do colegiado de prefeitos para troca de experiências.

O Consórcio ABC recebeu, em fevereiro de 2018, uma delegação de Turim para uma série de visitas técnicas à região, com foco nas experiências em projetos de mobilidade urbana. Em maio, a entidade regional enviou uma delegação à cidade italiana para tratar das possibilidades de cooperação técnica em áreas como tecnologia e mobilidade urbana.

Também como parte do programa, o Consórcio ABC participou, em maio de 2019, de workshop internacional realizado em Brasília para apresentar as principais políticas públicas desenvolvidas em âmbito regional nas sete cidades. Em setembro do mesmo ano, o órgão intermunicipal foi selecionado para apresentar, em evento promovido pela União Europeia em Cartagena (Colômbia), iniciativas na área de mobilidade planejados, articulados e desenvolvidos na região.

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/04/2024

Portal atualizado em: 13/04/2024 10:31:36