Consórcio realiza III Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial

Educação - Quarta-feira, 24 de Julho de 2013


Consórcio realiza III Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial

Promover o combate ao racismo, toda forma de intolerância e manifestação discriminatória, bem como incentivar políticas afirmativas étnico-raciais em  áreas como Saúde, Educação, Cultura e Trabalho e Renda são os objetivos da III Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial (III Crepir ABC). O evento acontece neste sábado (27), das 8h às 17h, na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC (Av. Ramiro Colleoni, 5, Centro, Santo André),  com a participação dos delegados eleitos nas etapas municipais. O tema central será “Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: por um Brasil Afirmativo”.

Organizado pelo Grupo de Trabalho Igualdade Racial do Consórcio, o encontro é preparatório para a III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, convocada pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) da Presidência da República para os dias 5 a 7 de novembro, em Brasília. O decreto presidencial, que prevê a realização, autoriza que os Estados e o Distrito Federal promovam conferências municipais e regionais até 30 de agosto.

No ABC, os processos municipais já foram realizados nos municípios de Santo André (26/06), São Bernardo do Campo (20/07), Diadema (13/07), Mauá (12 e 13/07) e Ribeirão Pires (13/07). O município de São Caetano realizará uma plenária ou mesa temática com a sociedade civil local, enquanto Rio Grande da Serra optou pela adesão ao evento regional.

Programação

A programação da III Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial do Grande ABC terá Mesa de Abertura composta por autoridades, representantes do Governo Federal, do GT Igualdade Racial e da Sociedade Civil Organizada. Na parte da manhã, haverá a Mesa de Debates sobre o tema central da III Crepir, tendo como expositores Sinvaldo José Firmo, do Instituto do Negro Padre Batista, Claudio Aparecido Silva, representando a Câmara dos Deputados, e Eunice Lea de Moraes, Assessora para Assuntos Federativos da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República.

À tarde, os trabalhos seguirão com discussões por eixos temáticos: “Arranjos institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial: Sinapir, órgãos de promoção da igualdade racial, GT Igualdade Racial, fórum de gestores, conselhos e ouvidorias”; “Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão e mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de igualdade racial”; “Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo”; e “Políticas de Igualdade racial no Brasil: avanços e desafios”.

O evento contará, ainda, com apresentações culturais do Abyan – Grupo Afro Filhos de Ghandi, além de Canto e Dança Indígenas.  Ao final, haverá eleição de delegados(as) para a etapa estadual e aprovação das propostas em plenária.
 

Serviço:

III Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial

Dia 27 de Julho (sábado), das 8h às 17h

Local: Consórcio intermunicipal Grande ABC

Av. Ramiro Colleoni, 5, Centro, Santo André

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André