Cemaden entrega pluviômetros para auxiliar monitoramento de riscos na região

Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 03 de Junho de 2013


Cemaden entrega pluviômetros para auxiliar monitoramento de riscos na região

A parceria mantida entre o Consórcio Intermunicipal Grande ABC e o Centro de Monitoramento de Alertas e Desastres Naturais (Cemaden), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), foi reforçada hoje (3), com a entrega simbólica de 12 equipamentos do Projeto Pluviômetros nas Comunidades. “A idéia é desenvolver sinergia cada vez maior com os municípios” disse Agostinho Ogura, diretor do Cemaden, durante a assembleia mensal dos prefeitos. Desde 2012, as Defesas Civis da região recebem alertas do órgão em períodos críticos de chuvas.

Os novos equipamentos já estão sendo instalados com o acompanhamento do GT Defesa Civil do Consórcio, nos municípios de Mauá, Diadema e São Bernardo do Campo. “É um trabalho importante que visa monitorar a região sobre possíveis deslizamentos. Esses equipamentos são necessários até para que possamos diferenciar a dimensão das chuvas, que nem sempre é igual até em regiões de uma mesma cidade”, observou o presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho.

Os pluviômetros distribuídos são semiautomáticos, usados para medir a quantidade de chuva, e serão utilizados para introduzir a cultura da percepção de riscos de desastres naturais entre a população das áreas vulneráveis. “Os moradores passarão a ser protagonistas da operação. Isso é muito importante na hora da emergência”, disse Ogura. Além dos 12 pluviômetros a região conta com aproximadamente outros 40 equipamentos, mas o projeto pretende no mínimo dobrar esse número até o ano que vem.

UFABC

A 39ª Assembleia Geral do Consórcio também foi marcada pelo anúncio de  convênio entre a entidade regional e a Universidade Federal do ABC, para projetos voltados ao desenvolvimento da região. O reitor da UFABC, Hélio Waldman, apresentou aos prefeitos as possibilidades de cooperação com o Consórcio nos mais diversos setores. Um grupo técnico será formado para estudar formas de viabilizar a proposta.

“Teremos um convênio guarda-chuva da UFABC e Consórcio para diversos tipos de parceria, sempre com visão integrada da região”, disse o reitor. Durante o encontro, a Pró-reitora de Planejamento, Rosana Denaldi, apresentou o estágio atual dos campi Santo André e São Bernardo do Campo, com 50% de sua implantação concluída e previsão de investimentos estimados em R$ 240 milhões até 2016.

Hélio Waldman falou, ainda, dos próximos planos de expansão da UFABC, envolvendo o campus de Mauá, onde um terreno no Parque São Vicente deverá ser adquirido pelo MEC e repassado à Universidade. O reitor ouviu do prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, o compromisso de doação de terreno no município, próximo à estação ferroviária, também para futuro campus. “A doação do terreno é o primeiro passo nesse sentido. Vamos analisar a viabilidade”, adiantou. Para Waldman, independente das instalações físicas, a região pode se apropriar da Universidade, via Consórcio e Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC. “Isso é perfeitamente possível e desejável. A área de atuação é a região e não os municípios onde temos campus”, afirmou.

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André