Pacote valorizará Mobilidade Coletiva

Obras - Segunda-feira, 01 de Abril de 2013


Pacote valorizará Mobilidade Coletiva

O pacote de investimentos em Mobilidade Urbana do ABC dará prioridade para as vias de maior fluxo do transporte coletivo. O detalhamento feito pela empresa de Consultoria contratada pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC,  com participação dos secretários municipais de Transportes/Trânsito das sete cidades, foi apresentado hoje (1º/04) durante a Assembléia de prefeitos, realizada na sede da entidade. A versão final do plano deve ser apresentada ainda este mês, no Consórcio, à ministra de Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior.

“Fizemos a reformulação buscando responder à expectativa do governo federal, através do PAC Mobilidade, que valoriza a mobilidade coletiva. Dando ênfase a esse objetivo, as obras estão inseridas dentro dos corredores de transporte coletivo”, anunciou o presidente do Consórcio, Luiz Marinho. Segundo ele, a conexão das cidades através dos corredores foi incorporada e agora a proposta vai mostrar não apenas as melhorias para o trânsito, mas qual melhoria vai haver para o transporte coletivo como um todo, a partir do pacote de obras.

Agenda Metropolitana

Durante a assembleia mensal, os prefeitos definiram o calendário de encontros com representantes do governo estadual visando a retomada da Agenda Metropolitana do Grande ABC, que deve ser repactuada neste semestre com o governador Geraldo Alckmin.

No dia 9 de abril, às 15h, na sede do Consórcio (Av. Ramiro Colleoni, 5, Centro, Santo André), haverá reunião extraordinária dos prefeitos com o secretário estadual de Saúde, Giovanni Guido Cerri. Já na próxima assembléia, em 6 de maio, a partir das 9h, é esperado o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, com quem o presidente do Consórcio, Luiz Marinho, já iniciara discussões sobre Mobilidade Urbana no ABC no dia 20 de março.

A retomada da Agenda foi também pauta de encontro entre Marinho e o secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, no dia 13 de março. É aguardada, ainda, agenda com o secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas.

Ciclofaixa de lazer

Dentro de no máximo 60 dias, o Grupo de Trabalho Mobilidade do Consórcio apresentará edital para implantação de ciclofaixas de lazer e sistema de compartilhamento público de bicicletas no ABC. O prazo foi definido também durante a assembleia de prefeitos.

Segundo a coordenadora do GT, Andrea Brisida, a Ciclofaixa de Lazer poderá seguir sugestão da Federação Paulista de Ciclismo, que propõe que os trajetos façam a ligação entre parques que estejam próximos às divisas dos municípios. O funcionamento aconteceria aos domingos e feriados.

Já o compartilhamento de bicicletas mesclará os modelos implantados em São Paulo e São Caetano do Sul. “A idéia é usar os dois exemplos e pegar o que é bom em um e outro para agregar ao projeto do ABC”, disse a coordenadora do GT. O projeto deve prever quantas estações estariam espalhadas pelos municípios, mas a premissa é que sejam locais onde a bicicleta de aluguel possa ser um modal complementar às viagens de transportes, próximo a estações de trem, em alguns centros de bairros.

Para ambos os casos, a intenção é que haja um grande patrocinador e custo zero para os municípios. “O patrocínio visa a sustentabilidade da proposta. Sem ele os dois projetos acabam se tornando inviáveis”, lembrou Andrea Brisida.

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André