Consórcio promove encontros com novos Grupos de Trabalho

Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 14 de Março de 2013


Consórcio promove encontros com novos Grupos de Trabalho

Os novos Grupos de Trabalho do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, formados a partir da indicação dos prefeitos dos sete municípios, iniciaram hoje (14) uma série de encontros com o Secretário Executivo da entidade, Luis Paulo Bresciani, dando prosseguimento ao planejamento da atuação no quadriênio 2013-2016.

Formados por gestores públicos e técnicos escolhidos pelas prefeituras para  auxiliar na formulação de ações regionais nos oito eixos de atuação do Consórcio, os 23 Grupos de Trabalho já nomeados terão como missão principal articular as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do ABC. Para o encontro de hoje foram convidados os GTs Assistência Social, Pessoa com Deficiência, Gênero, Direitos Humanos e Igualdade Racial, todos do eixo Assistência, Inclusão Social e Direitos Humanos.

“A partir do resgate do papel histórico do Consórcio e das ações do quadriênio anterior, os grupos indicarão as diretrizes e prioridades para os próximos  anos”, lembrou Bresciani.

A nomeação dos novos membros dos GTs ocorreu no dia 7 de março, através de portaria assinada pelo presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, publicada no site da entidade (www.consorcioabc.sp.gov.br). Desde então, os Grupos de Trabalho têm agendado reuniões já com a composição atualizada, para escolha do coordenador e definição das prioridades nas respectivas áreas.

O primeiro a se reunir foi o GT Meio Ambiente, no dia 7, que elegeu o secretário de Gestão Ambiental de São Bernardo do Campo e ex-Secretário Executivo do Consórcio, João Ricardo Guimarães Caetano, como novo coordenador. Na terça-feira, dia 12, o GT Defesa Civil também definiu seu coordenador: Luiz Antonio Bongiovanni, da Comdec de São Bernardo do Campo.

Já a eleição do GT Mobilidade aconteceu na manhã de hoje, com manutenção da coordenadora de 2012, Andrea Brisida, no cargo. À tarde, após o encontro com o Secretário Executivo, três dos cinco grupos reunidos também escolheram sua coordenação, para os GTs Igualdade Racial, Gênero e Assistência Social.

Até o dia 22 de março, o Consórcio promoverá novos encontros divididos por blocos de GTs para continuidade das apresentações da Secretaria Executiva.

Já estão definidas as coordenações dos seguintes Grupos de Trabalho:

GT Gênero: Maria Cristina Pache Pechtoll (Santo André), coordenadora, Maria Aparecida da Silva (São Caetano do Sul), vice-coordenadora;

GT Assistência Social: Márcia Barral (São Bernardo do Campo), coordenadora, Márcia Leal (Santo André), vice-coordenadora;

GT Igualdade Racial: Leon Santos Padial (São Bernardo do Campo), coordenador, vice-coordenação a ser definida;

GT Mobilidade: Andrea Brisida (São Bernardo do Campo), coordenadora,  David Schimitd (Diadema), vice-coordenador;

GT Defesa Civil: Luiz Antonio Bongiovanni (São Bernardo do Campo), coordenador, Roberto Minozzi Nogueira (São Caetano do Sul), vice-coordenador;

GT Meio Ambiente: João Ricardo Guimarães Caetano (São Bernardo do Campo), coordenador, vice-coordenação a ser definida.

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André