Grande ABC dá primeiro passo para ampliação do Centro Regional de Formação de GCMs

Destaques do Consórcio - Quinta-feira, 11 de Julho de 2019


Grande ABC dá primeiro passo para ampliação do Centro Regional de Formação de GCMs

O Grande ABC deu um passo importante para a ampliação do Centro Regional de Formação em Segurança Urbana (CRFSU), mantido pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Em reunião nesta quinta-feira (11/7), o Grupo de Trabalho (GT) Segurança Pública aprovou a utilização do Centro de Treinamento da Guarda Civil Municipal (GCM) de Santo André, incluindo o estande de tiro recém-inaugurado, como parte da estrutura do equipamento regional do Consórcio ABC.

O Centro de Formação do Grande ABC é pioneiro do gênero em caráter regional no país e tem como objetivo integrar as ações das Guardas Municipais. Atualmente, conta com sede em São Bernardo do Campo, onde oferece cursos de ingresso na corporação, formação continuada, ascensão na carreira e especialização, e também com um estande de tiro localizado no mesmo município.

A utilização regional da unidade em Santo André atende a pedido das GCMs para contar com mais um campus para treinamento. Assim como a unidade em São Bernardo, o estande em Santo André está adequado ao Tiro Defensivo na Preservação da Vida, também conhecido como Método Giraldi, metodologia reconhecida internacionalmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pelo Comitê da Cruz Vermelha. Pelo posicionamento geográfico, um equipamento em território andreense também facilitaria a logística para agentes de municípios como Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

A regionalização do estande foi levada para discussão do GT Segurança Pública pelo coordenador do grupo, Edson Sardano, a pedido do presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra.

“O estande em Santo André pode ser mais um braço operacional do Centro de Formação, que tem realizado um trabalho excelente na formação e atualização dos guardas civis. Nosso objetivo é que as corporações das sete cidades possam contar com mais uma estrutura para melhorar ainda mais este serviço. O fortalecimento da Segurança Público é hoje uma demanda em comum da população das sete cidades”, afirmou Sardano.

Com a aprovação do GT, o próximo passo agora é avaliar todas as questões técnicas e financeiras envolvidas. A etapa seguinte será a apresentação do tema aos prefeitos durante assembleia mensal do Consórcio ABC.

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André