ObservABC

Pesquisa de Emprego e Desemprego

PED ABC

O principal objetivo da Pesquisa de Emprego e Desemprego do ABC  (PED ABC) é subsidiar as políticas regionais de desenvolvimento socioeconômico e qualificação profissional por meio de análises sobre a dinâmica do mercado de trabalho na região.

Iniciada a pedido do Consórcio em 1998, a divulgação conjunta da PED da região chegou a ser interrompida, mas foi retomada em junho de 2011. O Grande ABC é a única área destacada de uma região metropolitana que conta com uma pesquisa domiciliar específica. A PED é realizada nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Distrito Federal, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo.

A pesquisa identifica as condições regionais do mercado de trabalho relativas ao emprego, desemprego e renda, nos mesmos moldes metodológicos e operacionais da pesquisa executada para toda a Região Metropolitana de São Paulo.