Domingo, 02 de junho de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Meio Ambiente - Terça-feira, 14 de Maio de 2024

Consórcio ABC firma parceria internacional e define ações para enfrentar mudanças climáticas

Prefeitos destacam integração da vegetação urbana, ações de macro e micro drenagem e alteração do padrão energético da frota

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC firmou, nesta terça-feira (14/5), sua adesão ao Iclei (Governos Locais pela Sustentabilidade) e definiu linhas de atuação para o enfrentamento das mudanças climáticas na região.

Aprovada pela Assembleia Geral do Consórcio ABC, a filiação ao Iclei significa que a entidade regional passa a integrar uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável. A organização não governamental internacional promove o desenvolvimento sustentável em cidades e estados.

A partir da filiação, as prefeituras consorciadas passam a ter acesso a consultoria técnica, capacitação, intercâmbio de experiências, participação em projetos e eventos, entre outros benefícios, destacou o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior.

“O Grande ABC passa a contar com a experiência e o conhecimento técnico acumulado pelo Iclei. Essa é uma parceria que vai contribuir para tornar nossa região cada vez mais sustentável”, afirmou Filippi.

Em 2016, em parceria com a associação mundial de governos locais dedicados ao desenvolvimento sustentável, o Consórcio ABC publicou o Inventário Regional sobre Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e o Plano de Ação de Enfrentamento às Mudanças Climáticas, que resultaram de estudos realizados com colaboração de técnicos das áreas de Meio Ambiente, Defesa Civil, Resíduos Sólidos, Transporte e Energia das sete cidades.

Durante a reunião desta terça-feira, os prefeitos definiram três linhas de ação para o enfrentamento das mudanças climáticas: integração da vegetação urbana dos municípios para formar massas verdes que diminuam temperaturas extremas, continuidade dos estudos de macro e microdrenagem para redução de riscos e mudança no padrão energético das frotas dos municípios.

O diretor de Programas e Projetos do Consórcio ABC, João Ricardo Guimarães Caetano, ressaltou que as ações vão contribuir para concretizar os planos desenvolvidos pela entidade regional.

“Preparar o ABC para os eventos extremos de forma integrada é uma tarefa prioritária para os governos municipais”, ressaltou João Ricardo.

Versão do sistema: 2.0.0 - 31/05/2024

Portal atualizado em: 29/05/2024 15:39:45