Institucional

Rio Grande da Serra

Mais novo município do ABC, Rio Grande da Serra está totalmente inserido na Área de Proteção de Mananciais, faz divisas com Santo André, Ribeirão Pires e Suzano e possui área de 36,34 km² (IBGE).

A cidade conta atualmente com uma população estimada em cerca de 48.302 habitantes (IBGE/2015), que ocupam cerca de 50% de seu território. Possui parque fabril e abriga indústrias importantes.

Histórico

Antigo povoado de Rio Grande, situado no planalto da Serra do Mar, caracterizou-se, inicialmente, como ponto de passagem de tropeiros que faziam o transporte do sal de São Vicente para os primeiros núcleos da Vila de Piratininga.

Rio Grande da Serra teve origem em 26 de maio de 1560 pela divisão de terras nos campos de Jeribatiba. O local foi a terceira aldeia construída pelos jesuítas. A vila de Jeribatiba passa a ser denominada vila Rio Grande pelo decreto do Marquês de Alegretti, em 1640. Naquela época, o transporte era feito em lombos de burros guiados pelos tropeiros. Eles utilizavam o “Caminho do Mar”, passando pelo povoado do “Alto da Serra”, até a região conhecida por “Zanzaláh”. Um dos locais preferidos para as paradas das tropas era às margens do Rio Grande, por ser este um dos mais importantes da região e nele haver boa pastagem.

Em 30 de dezembro de 1953, quando foi elevado a distrito do município de Ribeirão Pires, recebeu o nome de Icatuaçú, alterado para Rio Grande Serra em 28 de fevereiro de 1964, quando adquiriu autonomia municipal.

Link

www.riograndedaserra.sp.gov.br

Galeria