Imagens

1ª Exposição Virtual do Grande ABC - "30 anos de Arte e de História"
04/09/2020

30 ANOS DE ARTE E HISTÓRIA

 

Arte (do latim ars, significado técnica e/ou habilidade) é uma manifestação humana desenvolvida em razão da necessidade do homem em comunicar algo para alguém”. (ALMEIDA e RIZOLLI, 2014)

 

   A arte é parte da vivencia humana e como tal é mutável e não pode ser restrita a uma perspectiva estética ou um período determinado da História da Arte, mais que isso é repensar a relação do artista com o meio em que vive; como o artista e sua obra contribuem para as transformações sociais e culturais de uma determinada época, principalmente, como a cidade influencia o seu pensamento e a sua criatividade.

   O artista, neste ponto, se coloca como um mediador social, que propicia o convívio e a relação entre as pessoas, evocando situações que não são previstas ou esperadas.

   Pensando nesta perspectiva, tendo como foco a relação do artista com a Cidade e seu entorno e em comemoração aos 30 anos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e do Congresso de História e de Estudos Regionais do Grande ABC, o Grupo Temático de História e Memória do Consórcio apresenta a 1ª Exposição Virtual do Grande ABC “30 Anos de Arte e História”.

   Nesta exposição você conhecerá uma pequena parcela das obras existentes nas instituições de memória e arte dos sete municípios, sendo elas: Casa do Olhar Luiz Sacilloto (Santo André), Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa (Santo André); Pinacoteca Municipal de São Bernardo do Campo; Pinacoteca Municipal de São Caetano – Fundação Pró-Memória; Museu de Arte Popular de Diadema; Pinacoteca de Mauá; Museu Municipal de Ribeirão Pires; e Prefeitura Municipal de Rio Grande da Serra.

 

Mayra Gusman de Souza, é a curadora desta exposição, membro do GT História e Memória, Museóloga e Gerente de Documentação e Preservação Cultural no Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa.

 

Clique na imagem para ampliar