.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Administração - Sexta-feira, 24 de Junho de 2016

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Entidade regional participa de oficina de qualificação dos consórcios públicos na FNP

Entidade regional participa de oficina de qualificação dos consórcios públicos na FNP


Entidade regional participa de oficina de qualificação dos consórcios públicos na FNP

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC participou, nesta sexta-feira (24), da Oficina sobre Metodologia de Qualificação dos Consórcios Públicos e Aferição de Práticas de Atuação, realizada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em sua sede, em Brasília. O Diretor Administrativo Financeiro da entidade, Carlos Eduardo Alves da Silva, apresentou a experiência desenvolvida pelo Consórcio, referência nacional em articulação regional.

A oficina, que teve como objetivo a promoção de um debate visando a elaboração de metodologia e de indicadores de aferição de boas práticas em Consórcios Públicos no Brasil, foi organizada pela FNP e pelo Observatório dos Consórcios Públicos e do Federalismo (OCPF), em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A iniciativa confirma tendência dos debates de analistas, formuladores e gestores de políticas públicas, cada vez mais convencidos de que a instituição de consórcios públicos é uma das alternativas para, dentro da estrutura federativa brasileira, ampliar o acesso da população aos serviços públicos essenciais.

Dividido em três mesas, o evento reuniu o Consórcio e outras entidades públicas filiadas à Frente, representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Caixa Econômica Federal, em um primeiro momento, moderado pelo prefeito de Amparo (SP), Paulo Turato Miotta, na apresentação das experiências sobre desafios, organização e importância dos consórcios, além de debater sobre formas e mecanismos utilizados na identificação e qualificação dos consórcios.

A segunda mesa, moderada pelo técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Constantino Cronemberger, integrou participantes da Subchefia de Assuntos Federativos (SAF) da Presidência da República, do Observatório dos Consórcios Públicos e do Federalismo (OCPF) e do Ipea, acerca das definições, metodologias e pesquisas indicadoras de dados.

O encerramento, apresentado por Ronaldo Vasconcelos (Ipea), discorreu sobre os resultados e objetivos esperados, bem como orçamento e planos de ação.

FNP

A filiação do Consórcio à Frente Nacional de Prefeitos ocorreu em março deste ano. A proposta de adesão foi analisada pelos prefeitos dos sete municípios no início daquele mês, durante a 72ª Assembleia Geral do Consórcio. Em 23 de março, o presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, formalizou a filiação à Frente, em reunião da FNP, realizada no Rio de Janeiro.

Quatro das sete cidades da região (Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema e Mauá) já eram filiadas à Frente. Já o Consórcio Intermunicipal Grande ABC está entre os cinco primeiros consórcios públicos a aderir à Frente. A reformulação do estatuto da FNP, de forma a permitir a filiação dos consórcios públicos, teve como objetivo garantir o avanço das políticas públicas de caráter regional e metropolitano, além de incentivar e fomentar o planejamento integrado e boas práticas de intervenção territorial, potencializando a atuação das entidades públicas.

504 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Consórcio Intermunicipal de Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.