.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Em aula inaugural, curso para servidores propõe humanização do atendimento aos jovens
Trabalhar em uma perspectiva educadora, com o objetivo de humanizar o atendimento aos jovens, foi a proposta debatida nesta quinta-feira (23), na Formação Regional Para Servidores Públicos no Atendimento às Juventudes do Grande ABC. O tema da aula inaugural foi ministrado por Reginaldo Bombini, especialista em Segurança Pública, Cidadania e em Direitos Humanos, que atua no Serviço de Mediação de Conflitos da Secretaria de Defesa Social da Prefeitura de Diadema. O curso, promovido pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, é organizado pelo Grupo de Trabalho (GT) Políticas de Juventude.
Na abertura do evento, o coordenador do GT, Dario do Carmo Filho, explicou que a formação pretende contribuir para minimizar a intolerância e a violência institucional nos serviços públicos, diante dos procedimentos voltados ao atendimento dos jovens. O público-alvo da formação são servidores públicos, prestadores de serviço e cargos de chefia que trabalham com atendimento à população jovem. “Como estamos começando este curso, precisamos entender o significado do que é juventude e o que este conceito representa para cada um de nós”, afirmou.
Por meio de dinâmicas de grupo, Reginaldo Bombini debateu com os participantes a necessidade de realizar um trabalho virtuoso diante de um mundo adultocêntrico, em que o jovem não tem vez e voz. “Precisamos deixar de funcionar no automático. As relações humanas exigem flexibilidade, por isso é preciso buscar uma construção coletiva, que é muito mais eficaz do que regras impostas", defendeu.
Bombini afirmou ainda que os servidores públicos não podem se deixar levar por preconceitos e moralismos nem praticar discriminação, mas atuar de forma a valorizar os direitos humanos. “Quanto tratamos outra pessoa temos de lembrar que ela tem outras necessidades, sem nos colocarmos como modelo. Temos de nos colocar no lugar do outro e tentar entender seu sofrimento”.
A Formação Regional para Servidores Públicos no Atendimento às Juventudes do Grande ABC é composta por mais cinco encontro semanais, sempre às quintas-feiras. Nas próximas aulas, o curso vai debater temas como mercado de trabalho, violência contra a mulher, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), etnia, ética, cultura, lazer e esporte. Os participantes vão receber certificação ao final da formação.