.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Terça-feira, 31 de Maio de 2016

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Consórcio realiza oficina para inventário sobre emissão de gases

Com mapeamento dos fatores de emissão nas sete cidades, ABC inicia elaboração do primeiro documento regional no país


Consórcio realiza oficina para inventário sobre emissão de gases

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC promoveu, nesta terça-feira (31), a primeira oficina para a elaboração do Inventário Regional de Gases de Efeito Estufa (GEE). No evento, realizado na sede do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa), o ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade) apresentou a metodologia que será utilizada na produção do documento, dando início ao mapeamento dos fatores de emissão e das atividades existentes nas sete cidades.

O encontro iniciou o processo de preparação do primeiro documento regional do gênero no país, informou a coordenadora do Grupo de Trabalho Defesa Civil do Consórcio e Diretora de Defesa Civil de Santo André, Débora Diogo. “Este será o primeiro inventário regional desenvolvido no Brasil. Outros municípios já desenvolveram seus inventários, a exemplo de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Fortaleza, Sorocaba, Betim, mas com essa abordagem territorial temos uma iniciativa pioneira”, afirmou.

Para realizar este trabalho, o Consócio criou o Grupo Temático Mudanças Climáticas, com participação de representantes das áreas de gestão ambiental e de riscos. Também foi criado um Grupo Ampliado de Mudanças Climáticas, que reúne gestores dos segmentos de desenvolvimento econômico, resíduos sólidos, energia, saúde e transporte das sete prefeituras. O objetivo do Grupo é coletar e sistematizar os dados que vão compor o inventário, além de dar contribuições técnicas para elaboração dos planos e metas que serão construídos ao longo dos próximos quatro meses.

A coordenadora do Grupo Temático Mudanças Climáticas e Secretária Adjunta de Gestão Ambiental de São Bernardo do Campo, Vanessa Valente, ressaltou que o documento vai contribuir para o planejamento das ações de controle de emissões de gases estufa na região. “O inventário será fundamental para que se conheçam as principais fontes de emissão de nossa região, e com isso poderemos propor políticas, ações e estratégias para mitigar os impactos dos gases de efeito estufa ao longo do tempo”, disse.

A metodologia escolhida para este trabalho é a GPC (Protocolo Global em Escala Comunitária, na sigla em inglês), desenvolvida pelo ICLEI, pelo WRI (World Resources Institute) e pelo C40 (Climate Leadership Group), que envolve 40 das maiores cidades do planeta mobilizadas no enfrentamento das mudanças climáticas. Esta metodologia permite a padronização de informações e indicadores para análises comparativas de inventários dos governos locais. Além disso, é uma ferramenta que capacita os técnicos locais na elaboração e revisão dos inventários elaborados.

O inventário é parte do plano regional de redução de riscos, uma das prioridades temáticas do Plano Plurianual Regional do Grande ABC, e deverá também subsidiar a preparação de uma estratégia de enfrentamento e adaptação às mudanças climáticas na Região Metropolitana de São Paulo.

664 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Consórcio Intermunicipal de Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.