Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Quarta-feira, 24 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Quar
24/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0
Quin
25/04
Chuvas Isoladas
Máx 24 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0
Sext
26/04
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 17 °C
Índice UV
7.0
Sáb
27/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 21 °C
Índice UV
7.0

Obras - Terça-feira, 31 de Maio de 2016

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Empresas do ABC podem fortalecer negócios para exportação em projeto gratuito

PEIEX, realizado pela Apex-Brasil, em convênio com a Fundação Vanzolini, foi apresentado a empresários das sete cidades e tem inscrições abertas


Empresas do ABC podem fortalecer negócios para exportação em projeto gratuito

Modernizar e capacitar empresas por meio de inovações técnicas, gerenciais e tecnológicas e preparar esses empreendimentos para o mercado externo. Essas são as premissas do Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), apresentado aos empresários do ABC nesta terça-feira (31), pela Fundação Vanzolini, com o apoio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC.

O Projeto é realizado por meio de convênio entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil), e a Fundação Vanzolini, responsável pela Gestão dos Núcleos do PEIEX no Estado de São Paulo, com objetivo de promover a competitividade e o potencial exportador das empresas participantes. As inscrições podem ser feitas pelo site http://sistemas-producao.net/peiex.

Mais de 100 empresários, profissionais e representantes de instituições da região, como Sebrae, Senai, Senac, Universidade Federal do ABC e Universidade Metodista de São Paulo acompanharam a explanação feita na manhã de hoje, na sede do Consórcio, por Felipe Bussinger Lopes, da Fundação Vanzolini. “Atuar em comércio exterior é quase como manter uma nova unidade de negócio. Com o PEIEX, as empresas melhoram em gestão de processos, pessoas e produtos. O projeto exige o empenho da empresa para aprender a forma de melhorar seu desempenho”, afirmou.

Bussinger disse ainda que é necessário ter a exportação como um investimento estratégico de longo prazo, mantendo relações permanentes e estáveis entre fornecedoras e clientes, independentemente da variação cambial. “Nosso interesse é deixar o mercado brasileiro mais forte para trabalhar o mercado internacional, sendo também um elo de oportunidade entre diferentes parceiros”, ressaltou.

Durante a apresentação, foram esclarecidas questões relacionadas à metodologia do PEIEX, bem como etapas de execução e cronograma das ações, que devem ter início ainda neste semestre. Em um prazo estimado de quatro meses, as empresas deverão ter iniciado a implantação das melhorias propostas pelos técnicos e especialistas da Fundação Vanzolini durante o diagnóstico dos pontos fracos e das potencialidades de cada um dos negócios.

Até 2018, serão atendidas 1.400 empresas em todo o Estado de São Paulo – subdividido em cinco macrorregiões (Região Metropolitana de São Paulo, Campinas, Vale do Paraíba e Ribeirão Preto).

As empresas que aderirem ao PEIEX receberão visita de técnico para início do trabalho de diagnóstico, que verificará possíveis melhorias para as empresas. Em seguida, serão implantadas mudanças necessárias, que, ao final do processo, serão avaliadas pela equipe do projeto.

O presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Joaquim Celso Freire Silva, reiterou o apoio da entidade regional aos projetos de estímulo à competitividade de negócios nas sete cidades, a exemplo do PEIEX. “Devemos ter papel cada vez mais atuante para ligar empresários às oportunidades, de forma a promover a inovação, compreender o ambiente e trabalhar na busca de novos espaços para os empreendedores da região”, declarou.

Também participaram da solenidade de abertura da apresentação do PEIEX o diretor de Programas e Projetos do Consórcio, Hamilton Lacerda, o secretário executivo da Agência GABC, Giovanni Rocco, e o coordenador do Grupo de Trabalho Desenvolvimento Econômico do Consórcio e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Santo André, Ronaldo Tadeu Ávila.

Secretários e gestores da área de desenvolvimento econômico das prefeituras dos sete municípios também acompanharam o evento e apoiaram as ações de divulgação do PEIEX para empresas da região.

Sobre o PEIEX

O PEIEX utiliza seis diretrizes estratégicas para garantir mais competitividade às participantes: gestão estratégica; finanças e custos; capital humano; vendas e marketing; comércio exterior; e produto e produção.

Por meio da capacitação e assessoria gratuita para as empresas, o programa contribui para a ampliação do acesso a produtos e serviços de apoio disponíveis nas instituições de governo e setor privado; introduz melhorias técnico-gerenciais e tecnológicas; contribui para a elevação de emprego e renda; promove a capacitação para a inovação; e promove a interação e cooperação entre as empresas e instituições de apoio.

As atividades seguem dois focos estratégicos: inovação para aprimoramento de capacidade técnico-gerencial (desenvolvimento de novos produtos, processos e modelos de negócios que gerem valor agregado e vantagem competitiva); e cultura exportadora (visão estratégica de oferta de produtos com foco nas demandas dos clientes, inclusive mercados externos, tendo conhecimento de trâmites e exigências de comércio exterior, bem como modelando o negócio para atender aos mercados potenciais).

De 2011 a 2015, o projeto atendeu, por meio de convênio entre a Apex-Brasil e a Fundação Vanzolini, 1.342 empreendimentos em todo o Estado de São Paulo. No Grande ABC, durante o período, foram 83 empresas contempladas. Os setores com maior participação na região foram metal mecânico, metalúrgico, de maquinas e equipamentos, químico, de confecções e de autopeças.

O PEIEX foi uma das atividades apresentadas pelo presidente da Apex-Brasil, David Barioni Neto, durante sua participação na Assembleia Geral do Consórcio em abril. Na ocasião, Barioni reforçou aos prefeitos o compromisso da Apex-Brasil com a região.

O programa está também na pauta do subgrupo de Comércio Exterior do GT Desenvolvimento Econômico do Consórcio.

 

(Com informações da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC)

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

379 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 18/04/2024

Portal atualizado em: 24/04/2024 12:23:14

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.