Sábado, 27 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Obras - Terça-feira, 17 de Maio de 2016

Parceria possibilita apoio para empresas do ABC buscarem negócios no exterior

Por meio do PEIEX, empresas das sete cidades contarão com orientação para se estruturarem e mirarem oportunidades fora do país

Parceria possibilita apoio para empresas do ABC buscarem negócios no exterior

Com o objetivo de fortalecer os negócios no mercado externo e gerar oportunidades para as empresas das sete cidades, a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, braço do Consórcio Intermunicipal para as ações voltadas à economia regional, e a Fundação Vanzolini assinaram, nesta terça-feira (17), o Termo de Adesão e Cooperação Técnica para ampliar o alcance das ações do Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX) na região.

Por meio da parceria, as entidades irão trabalhar para divulgar regionalmente o projeto, afirmou o presidente da Agência, Joaquim Celso Freire. “Caberá à Agência e às prefeituras contribuírem para levar as informações sobre o PEIEX ao máximo de empresários das sete cidades, para que conheçam esta ação que pode auxiliá-los a ganhar novos mercados e fortalecerem a gestão de seus negócios neste processo”, disse.

O PEIEX é realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Em São Paulo, a iniciativa é executada por meio de convênio com a Fundação Vanzolini. O objetivo da ação é incrementar a competitividade e promover a cultura exportadora empresarial, com a capacitação e assessoria gratuita para as empresas desenvolverem o potencial de exportação e ampliarem mercados.

A iniciativa foi uma das atividades apresentadas pelo presidente da Apex-Brasil, David Barioni Neto, durante a Assembleia Geral do Consórcio Intermunicipal realizada em abril. “Viemos oferecer nossos serviços como Agência Federal. Já atendemos a região, mas ainda há muito que fazer no apoio às empresas. Podemos ajudar capacitando as empresas para exportação. A Apex pode levar, depois, esses negócios para eventos mundiais e ajudá-los em um de nossos nove escritórios pelo mundo a abrir filiais fora do Brasil”, disse.

O PEIEX entrou na pauta do subgrupo de Comércio Exterior no Grupo de Trabalho (GT) Desenvolvimento Econômico do Consórcio. O gestor responsável pelos Núcleos do Estado de São Paulo, Felipe Lopes, apresentou o projeto aos secretários e gestores de desenvolvimento econômico membros do GT em abril.

A nova parceria vai influenciar positivamente os resultados de muitas empresas no do ABC, afirmou Ronaldo Tadeu, coordenador do GT Desenvolvimento Econômico Ávila e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Santo André. “A participação do GT e da Agência neste projeto tem como objetivo disseminar informações sobre o PEIEX e reverter o quadro de baixa participação dos empreendimentos de nossos municípios nos anos anteriores”, disse.

O secretário executivo da Agência, Giovanni Rocco, ressaltou que o PEIEX contribui como uma assessoria para que as empresas se estruturem e mirem novos negócios no exterior. “O momento agora é de olhar para fora, mas para isso é preciso se organizar. As empresas precisam de apoio para tanto. Alguns fatores destacam o ABC, como a proximidade com o porto de Santos e agora a parceria junto à Fundação Vazolini”, defende.

De 2011 a 2015, o projeto atendeu, por meio de convênio entre a Apex-Brasil e a Fundação Vanzolini, 1.342 empreendimentos em todo o Estado de São Paulo. No ABC, durante o período, foram 83 empresas contempladas. Os setores com maior participação na região foram metal-mecânico, metalúrgico, de maquinas e equipamentos, químico, de confecções e de autopeças.

(Com informações da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC)

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/04/2024

Portal atualizado em: 26/04/2024 13:16:38