Quarta-feira, 24 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Saúde - Quinta-feira, 12 de Maio de 2016

ABC registra nova queda de casos suspeitos de dengue

As sete cidades do ABC registraram nova diminuição no número de casos de suspeitos de dengue. O novo balanço, acompanhado pela Sala de Situação Regional do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, apontou uma redução de 67,2% até a décima sétima semana epidemiológica, encerrada em 30 de abril, na comparação com o mesmo período de 2015. O total de notificações atingiu 7.219, ante 22.062 ocorrências no ano passado. O balanço considera dados coletados com os municípios e repassados ao Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE 7), da Secretaria de Estado da Saúde.

Em relação ao número de casos autóctones (contraídos no próprio município), o balanço indica 222 notificações, com 82 ocorrências em São Bernardo do Campo, 42 em Diadema, 40 em Mauá, 34 em Santo André, 23 em São Caetano do Sul e um em Ribeirão Pires. Esses números, no entanto, foram prejudicados pela interrupção, por determinação da Secretaria de Saúde do Estado, dos testes sorológicos para confirmação dos casos suspeitos.

O coordenador do Grupo de Trabalho Saúde do Consórcio e secretário de Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno Duarte, avaliou que, além da diminuição das chuvas e das temperaturas, contribuiu para a redução dos casos a estratégia integrada de combate ao Aedes aegypti. “A intensificação das ações em cada um dos municípios e as iniciativas conjuntas realizadas por meio do Consórcio, especialmente o trabalho educativo, trouxeram um grande ganho para a região”, afirmou.

Devido à diminuição de novas notificações semanais, a partir de agora, a Sala de Situação do Consórcio para monitoramento dos casos da doença passará a se reunir quinzenalmente, e os boletins de casos serão divulgados uma vez por mês, mantendo encontros semanais apenas para acompanhar os casos de gripe tipo A, causada pelo vírus H1N1, prioridade atual da Saúde regional. As ações de combate ao mosquito transmissor, no entanto, prosseguem, informou Homero Duarte. “Com a chegada do inverno, não é necessário realizar grandes mutirões, mas a estratégia contra o mosquito da dengue continua nas cidades ao longo de todo o ano”, explicou.

Chikungunya e zika

O número de casos suspeitos de febre chikungunya e zika também registrou queda na região. A redução ocorreu devido a casos descartados por meio de exames ou por diagnóstico clínico, de acordo com Homero Duarte.

O novo levantamento aponta 167 casos suspeitos de chikungunya na região até a décima sétima semana epidemiológica, com 92 notificações em São Bernardo, 33 em Mauá, 20 em Santo André, oito em Ribeirão Pires, oito em São Caetano e seis em Diadema. Em relação ao zika vírus, o total é de 55 casos suspeitos, sendo 40 em São Bernardo, nove em Mauá, três em Ribeirão Pires, dois em Santo André e um em São Caetano.

ABC contra o Aedes

A terceira mobilização da Campanha Regional de Combate ao Mosquito da Dengue, realizada no último sábado (7), teve atividades simultâneas nas cidades do ABC, marcando o encerramento das mobilizações regionais realizadas desde o segundo semestre do ano passado.

Em Santo André, equipes vistoriaram 5.540 residências e comércios nos bairros Jardim Santo Antônio, Capuava, Bairro Jardim, Jardim Las Vegas, Jardim Irene  II, Vila Suíça e Centreville. Em São Bernardo, foram realizadas visitas casa a casa na região central do município, com 1.669 imóveis vistoriados, além de orientação nas ruas Marechal Deodoro e Jurubatuba e na Avenida Faria Lima. Em São Caetano, as atividades ocorreram no Jardim São Caetano, com 636 imóveis vistoriados.

As equipes de Diadema visitaram 206 casas e estabelecimentos comerciais. Em Mauá, foram realizadas vistorias em 749 imóveis, em todas as cinco regiões do município. Já em Ribeirão Pires, foram visitados cerca de 1.400 imóveis nos bairros Jardim Serrano, Vila Sueli, Vila Tavolaro, Núcleo Colonial, Jardim Luso, Roncon, Ouro Fino Paulista e IV Divisão.

No ABC, apenas Rio Grande da Serra não participou desta última ação. O município não registra nenhum caso de dengue autóctone (contraído no próprio município), sendo classificado, por isso, como município “silencioso”.

O balanço das mobilizações foi positivo, de acordo com o coordenador do GT Saúde. “Diferentemente de outras épocas, contamos um instrumento regional integrado de controle e definição de estratégias de combate a doenças e agravos à saúde, graças à Salas de Situação criada por iniciativa do Consórcio. O objetivo é aprimorar cada vez mais essa eficiência”, afirmou Homero Duarte.

Apesar da pausa nas mobilizações regionais, a campanha contra o mosquito da  mantém caráter permanente, iniciando em julho o planejamento para 2017. As atividades regionais de conscientização tiveram início no final de setembro de 2015, na divisa entre Diadema e São Bernardo do Campo. Neste ano, a Campanha Regional de Combate ao Mosquito da Dengue teve sua primeira ação conjunta em 30 de janeiro, na região de divisa entre Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

Em 13 de fevereiro, os municípios participaram do mutirão nacional de combate ao Aedes aegypti, convocado pelo Ministério da Saúde. Em 12 de março, o segundo mutirão regional ocorreu nas proximidades do Jardim Zaíra, em Mauá, área de divisa com os municípios de Santo André e São Paulo.

Comparativos de casos suspeitos de dengue

Acumulado do ano até a 17ª semana epidemiológica - até 30 de abril –  2015/2016

320

22062

7219

Fonte: Dados dos municípios / Grupo de Vigilância Epidemiológica – Região do ABC (GVE 7), da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.

* Dados parciais sujeitos a alterações conforme notificações dos municípios; números relativos apenas a residentes.

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 22/04/2024 16:20:22