Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Quinta-feira, 18 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Quin
18/04
Chuva
Máx 22 °C
Min 19 °C
Índice UV
8.0
Sext
19/04
Parcialmente Nublado
Máx 21 °C
Min 16 °C
Índice UV
8.0
Sáb
20/04
Parcialmente Nublado
Máx 24 °C
Min 14 °C
Índice UV
8.0
Domi
21/04
Parcialmente Nublado
Máx 26 °C
Min 15 °C
Índice UV
8.0

Saúde - Sexta-feira, 06 de Maio de 2016

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Mobilização regional contra a dengue tem ações municipais neste sábado (7)

Mobilização regional contra a dengue tem ações municipais neste sábado (7)


Mobilização regional contra a dengue tem ações municipais neste sábado (7)

A Campanha Regional de Combate ao Mosquito da Dengue realiza a terceira grande mobilização de 2016, no próximo sábado (7), a partir das 9h, em um novo modelo de atuação, com atividades municipais simultâneas nas cidades da região. A ação foi definida pela Sala de Situação Regional do Consórcio Intermunicipal Grande ABC para monitoramento dos casos da doença e marca o encerramento das mobilizações regionais.

As ações buscam dar visibilidade e integrar as equipes municipais, na orientação sobre identificação e eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

Anteriormente previsto para a região de divisa de Diadema, São Bernardo do Campo e São Paulo, a ação “ABC contra o Aedes” adotou novo modelo, após avaliação técnica do Grupo de Trabalho (GT) Saúde, buscando maior produtividade, com todos os municípios reforçando as ações casa a casa e também nos comércios, principalmente nos bairros que registraram maior número de notificações de casos suspeitos.

“Nesta última mobilização regional, decidimos descentralizar as ações pelas seis cidades que registraram maior incidência de notificações da doença. No ABC, apenas Rio Grande da Serra não teve nenhum caso de dengue autóctone, ou seja, contraído dentro do próprio território, sendo classificado como município silencioso”, explicou o coordenador do GT e secretário de Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno Duarte.

Confira na tabela abaixo os locais da mobilização de encerramento do “ABC contra o Aedes”:

Ações de Combate ao Mosquito da Dengue

Diadema

Jardim ABC (próximo à UBS ABC)

Mauá

Jardim Oratório

Ribeirão Pires

Ouro Fino, Jardim Mirante, Parque Aliança,
Parque das Fontes, Jardim  Caçula

Santo André

Jardim Santo Antônio, Capuava, Bairro Jardim, Jardim Las Vegas,Jardim Irene  II, Vila Suíça, Centreville

São Bernardo do Campo

Centro (próximo ao Paço Municipal)

São Caetano do Sul

Jardim São Caetano

Balanço

O balanço de notificações de casos de dengue no ABC, acompanhado pela Sala de Situação Regional do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, registrou, até a décima sexta semana epidemiológica (encerrada em 23 de abril) 6.532 ocorrências da doença, caracterizando queda expressiva em relação ao ano anterior (19.899 ocorrências). Os dados foram coletados com as sete cidades e repassados ao Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE 7), da Secretaria de Estado da Saúde. “Apesar de previsões negativas no fim do ano passado, em 2016 a dengue foi um problema que conseguimos contornar na nossa região”, afirmou o coordenador do GT, Homero Duarte.

Os dados coletados pelas cidades da região apontam ainda 57 casos suspeitos de zika vírus até a décima sexta semana epidemiológica, sendo 43 em São Bernardo, oito em Mauá, três em Ribeirão Pires, dois em Santo André e um em São Caetano. Já a febre chikungunya contabiliza 173 casos suspeitos, sendo 102 em São, 33 em Mauá, 21 em Santo André, nove em Ribeirão Pires e oito em São Caetano.

Criada em dezembro de 2015 pelo Consórcio, a Sala de Situação Regional para o Combate ao Mosquito da Dengue é responsável pelo planejamento das ações de mobilização contra o Aedes aegypti no ABC. A iniciativa tem coordenação do Grupo de Trabalho (GT) Saúde da entidade.

Campanha Regional

As atividades regionais de conscientização tiveram início no final de setembro de 2015, na divisa entre Diadema e São Bernardo do Campo. Em dezembro, o Consórcio lançou oficialmente a campanha de conscientização sobre a importância do combate ao mosquito, com o slogan: “Combater os focos da dengue está em suas mãos”.

Neste ano, a Campanha Regional de Combate ao Mosquito da Dengue teve sua primeira ação conjunta em 30 de janeiro, na região de divisa entre Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. A iniciativa contou com mais de 400 agentes de Saúde, além de parceiros envolvidos na mobilização. Em 13 de fevereiro, os municípios participaram do mutirão nacional de combate ao Aedes aegypti, convocado pelo Ministério da Saúde.

Em 12 de março, o segundo mutirão regional ocorreu nas proximidades do Jardim Zaíra, em Mauá, área de divisa com os municípios de Santo André e São Paulo. A região, que possui mais de 100 mil habitantes, recebeu mais de 500 agentes de saúde em visitas a residências e estabelecimentos comerciais. No total, foram 5 mil imóveis visitados em Mauá e outros 8,3 mil vistoriados em Santo André. A terceira mobilização deste sábado (7) nos municípios encerra as ações de caráter regional, mas a campanha mantém caráter permanente, iniciando em julho o planejamento para o enfrentamento ao mosquito em 2017.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

409 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/04/2024

Portal atualizado em: 18/04/2024 13:44:24

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.