.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Municípios do ABC superam meta do Ministério da Saúde e atingem 96,51% da cobertura vacinal para público prioritário
A Sala de Situação criada pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC para acompanhar os casos de gripe Influenza A causada pelo vírus H1N1 nas sete cidades, foi informada hoje (5), pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica – Região do ABC (GVE 7), da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, que a região receberá 40 mil doses da vacina contra a gripe nesta sexta-feira (6). Após a distribuição para os municípios, a vacinação, que chegou a ser interrompida em várias unidades de Saúde do ABC, será retomada na próxima segunda-feira (9).
A região já havia antecipado a vacinação de grupos prioritários para o dia 4 de abril, e também aderiu ao Dia Nacional de Vacinação Contra a Influenza em 30 de abril, com participação de seis das sete cidades na imunização. Até agora, a campanha no ABC já atingiu 96,51 % da população mais vulnerável (idosos, crianças até 5 anos, gestantes e mães no pós-parto e trabalhadores da saúde), com 513.831 doses de vacinas aplicadas, ultrapassando a meta de cobertura vacinal do Ministério da Saúde, que é de 80%. Além disso, outros 123.016 doentes crônicos (grupos com comorbidades) também foram vacinados.
Levantamento do Grupo de Trabalho Saúde do Consórcio, que coordena a Sala de Situação, apontou que a quase totalidade dos municípios encontrava-se hoje (5) com estoques reduzidos de doses da vacina contra gripe, o que obrigou as unidades a direcionarem seus estoques estratégicos para público restrito, como acamados, imunodeprimidos e população de asilos.
O último balanço aponta 28 casos confirmados de gripe Influenza A/H1N1 no ABC até o dia 3 de maio. Desse total, foram registrados 8 óbitos de moradores da região, sendo 4 em Santo André, dois em São Bernardo do Campo, um em Mauá e um em Ribeirão Pires.