.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Terça-feira, 03 de Maio de 2016

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Sala de Situação define ações municipais contra o Aedes para o próximo sábado (7)

Sala de Situação define ações municipais contra o Aedes para o próximo sábado (7)


Sala de Situação define ações municipais contra o Aedes para o próximo sábado (7)

O Grupo de Trabalho (GT) Saúde do Consórcio Intermunicipal Grande ABC optou por ações municipais simultâneas nas sete cidades para marcar o encerramento da mobilização regional contra o mosquito da dengue no próximo sábado (7), a partir das 9h. A decisão foi tomada hoje (3), em reunião da Sala de Situação Regional do Consórcio para monitoramento dos casos da doença.

Esse será o terceiro "ABC contra o Aedes", parte da Campanha Regional de Combate ao Mosquito da Dengue em 2016, mas em lugar do ato inicialmente previsto nas divisas de Diadema, São Bernardo do Campo e São Paulo, as equipes técnicas avaliaram como mais produtivo seguir um novo modelo, com todos os municípios reforçando as ações casa a casa e também nos comércios, principalmente nos bairros que registraram maior número de notificações de casos suspeitos.

“O objetivo das ações regionais é sensibilizar e orientar a população sobre a prevenção e combate ao mosquito da dengue. O novo modelo deve atingir as populações prioritárias de modo mais efetivo”, afirmou o coordenador do GT e secretário de Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno Duarte.

A mobilização busca dar visibilidade e integrar as equipes municipais, na orientação sobre identificação e eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

As iniciativas por cidade marcadas para sábado levarão as atividades educativas e de vistoria nos locais de maior incidência da dengue, conforme os dados coletados durante toda a campanha regional. O último levantamento apontou 6.528 casos suspeitos este ano, contra 14.745 em 2015, revelando uma expressiva queda. Um novo balanço deverá ser divulgado ainda esta semana.

Veja os locais da mobilização de encerramento do “ABC contra o Aedes”:

Ações de Combate ao Mosquito da Dengue

Diadema

Jardim ABC (próximo à UBS ABC)

Mauá

Jardim Oratório

Ribeirão Pires

Ouro Fino, Jardim Mirante, Parque Aliança,
Parque das Fontes, Jardim  Caçula

Rio Grande da Serra

*

Santo André

Jardim Santo Antônio, Capuava, Bairro Jardim, Jardim Las Vegas,Jardim Irene  II, Vila Suíça, Centreville

São Bernardo do Campo

Centro (próximo ao Paço Municipal)

São Caetano do Sul

Jardim São Caetano

* Não informado.

Sucen

Durante a reunião da Sala de Situação, a Superintendência de Controle de Endemias, da Secretaria de Estado da Saúde, apresentou os dados da pesquisa de Controle de Vetores referentes ao ABC e região metropolitana.

Os dados indicam alta no número de agentes no combate ao mosquito da dengue, nas ações realizadas nos municípios nos últimos dois meses (março e abril), superando a mão-de-obra além da disponibilizada e atingindo novos índices de produção (a produção efetiva atingiu 19.762 residências na região em 5 de março, por exemplo). “A produção foi além da esperada como meta mínima, mesmo com, basicamente, 50% dos agentes nas ações casa a casa”, declarou Vera Cruz, representante da Sucen.

533 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Consórcio Intermunicipal de Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.