Quarta-feira, 01 de maio de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Saúde - Quinta-feira, 28 de Abril de 2016

ABC realiza novo ato contra a dengue

Mobilização acontece em 7 de maio na região de divisa entre São Bernardo do Campo, Diadema e São Paulo

ABC realiza novo ato contra a dengue

A terceira mobilização de 2016 para o combate ao mosquito da dengue, "ABC contra o Aedes", acontece no primeiro sábado de maio (7), na região de divisa entre as cidades de São Bernardo do Campo, Diadema e São Paulo. A concentração será no cruzamento da Avenida Almiro Senna Ramos com a Rua Polônia, em frente ao Supermercado Extra, em Diadema, próximo à Avenida do Taboão, na divisa com São Bernardo.

Iniciativa do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, por meio do Grupo de Trabalho (GT) Saúde, a Campanha Regional de Combate ao Mosquito da Dengue integra as sete cidades da região e tem como objetivo orientar a população sobre a identificação e eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

O novo ato deve fechar as ações regionais de mutirão de combate à dengue e contará com tendas de atendimento à população, amostras de larvas e do mosquito adulto, maquetes, materiais educativos, teatro de fantoches e personagens fantasiados, por parte dos municípios envolvidos.

“A ação do dia 7 fecha um ciclo de atos regionais. A avaliação dos mutirões deve permitir o monitoramento futuro da dengue na região”, afirmou o coordenador do GT Saúde e secretário de Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno Duarte.

Os agentes da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo irão integrar as equipes de mutirão e conscientização, durante o evento. A Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), da Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, confirmou presença no auxílio às equipes.

Campanha Regional de Combate ao Mosquito da Dengue

O Consórcio iniciou as atividades regionais de conscientização no final de setembro de 2015, na divisa entre Diadema e São Bernardo do Campo. Em dezembro, foi lançada oficialmente a campanha de conscientização sobre a importância do combate ao mosquito, com o slogan: "Combater os focos da dengue está em suas mãos".

Neste ano, a Campanha Regional de Combate ao Mosquito da Dengue teve sua primeira ação conjunta em 30 de janeiro, na região de divisa entre Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. A iniciativa contou com mais de 400 agentes de Saúde, além de parceiros envolvidos na mobilização.

Em 12 de março, o segundo mutirão regional ocorreu nas proximidades do Jardim Zaíra, em Mauá, área de divisa com os municípios de Santo André e São Paulo. A região, que possui mais de 100 mil habitantes, recebeu mais de 500 agentes de saúde em visitas a residências e estabelecimentos comerciais. No total, foram 5 mil imóveis visitados em Mauá e outros 8,3 mil vistoriados em Santo André.

Balanço

O número de casos suspeitos de dengue na região do ABC registrou nova diminuição. Até a décima quarta semana epidemiológica, encerrada em 9 de abril, houve queda de 55,7% na comparação com o mesmo período de 2015, de acordo com dados coletados com as sete cidades e repassados ao Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE 7), da Secretaria de Estado da Saúde. O total de notificações somou 6.528, ante 14.745 ocorrências no ano passado.

O balanço, acompanhado pela Sala de Situação Regional do Consórcio, apontou ainda 178 casos autóctones (contraídos no próprio município), com 68 ocorrências em São Bernardo do Campo, 35 em Diadema, 34 em Santo André, 22 em Mauá, 18 em São Caetano do Sul e um em Ribeirão Pires.

O levantamento, porém, é prejudicado pela determinação da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), vinculada à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, que restringiu o envio de novas amostras de sangue de suspeitos de dengue a casos graves, óbitos e notificações em cidades ainda classificadas como silenciosas (na região, apenas Rio Grande da Serra). No mesmo período de 2015, a região somou 4.180 casos autóctones.

Com reuniões semanais, a Sala de Situação Regional para o Combate ao Mosquito da Dengue é responsável pelo planejamento das ações de mobilização contra o Aedes aegypti no ABC. A iniciativa foi criada em dezembro pelo Consórcio, com coordenação do Grupo de Trabalho Saúde da entidade.

Comparativos de casos suspeitos de dengue

Acumulado do ano até a 14ª semana epidemiológica - até 9 de abril –  2015/2016

492

14745

6528

Fonte: Dados dos municípios / Grupo de Vigilância Epidemiológica – Região do ABC (GVE 7), da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.

* Dados parciais sujeitos a alterações conforme notificações dos municípios; números relativos apenas a residentes.

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/04/2024

Portal atualizado em: 30/04/2024 13:02:05