.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Quinta-feira, 28 de Abril de 2016

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

ABC participa do Dia D de vacinação contra gripe no sábado (30)

ABC participa do Dia D de vacinação contra gripe no sábado (30)


ABC participa do Dia D de vacinação contra gripe no sábado (30)

Os municípios da região se preparam para integrar, no próximo sábado (30), a mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza A, causada pelo vírus H1N1. Ao todo, 126 postos de vacinação receberão uma carga adicional de 40 mil doses de vacina para atender a população em seis cidades do ABC (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra). Em Diadema, onde os postos não abrem aos sábados, a vacinação prossegue na segunda-feira (2).

A vacinação objetiva reduzir os casos da doença, controlando o número de complicações geradas. A campanha segue até o dia 20 de maio nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e é destinada apenas aos grupos prioritários de maior risco: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e mães no pós-parto, idosos com mais de 60 anos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas especiais ou portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade. No sábado, além das 40 mil doses, serão utilizados os estoques remanescentes de vacinas das unidades por conta da antecipação da imunização para grupos vulneráveis desde o início de abril.

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC, por meio do Grupo de Trabalho Saúde, criou uma Sala de Situação Regional para acompanhar os casos de gripe tipo A, com participação de representantes das sete cidades do ABC. Entre as orientações do grupo para a população que não pertence aos grupos prioritários está a adoção de cuidados mínimos e essenciais para evitar a contaminação com medidas de higiene básica, como lavar as mãos e usar lenços descartáveis ao tossir. “A principal forma de evitar o contágio da gripe é com informação. Não há necessidade de as pessoas se apavorarem”, afirma o coordenador do GT e secretário de Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno Duarte.

Campanha

Para ampliar a conscientização da população sobre os cuidados para evitar a transmissão do vírus H1N1, o Consórcio também inicia, nesta sexta-feira (29), uma campanha publicitária de esclarecimento e prevenção. Num primeiro momento, serão veiculados ‘spots’ nas rádios regionais e de São Paulo informando sobre a vacinação, ao mesmo tempo em que a fan page da entidade (www.facebook.com/consorcioabc) trará posts com informações sobre a doença e orientações que tranquilizem e ajudem os moradores da região a evitar o contágio. A campanha também prevê distribuição de folhetos e divulgação externa em outdoors instalados nas sete cidades.

Balanço de H1N1

De acordo com o último levantamento acompanhado pela Sala de Situação, o município de São Bernardo do Campo registrou 211 casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grava (SRAG), seguido por Santo André (178), Mauá (51), Diadema (50), São Caetano do Sul (34), Ribeirão Pires (40) e Rio Grande da Serra (3). Foram considerados somente números relativos de residentes em cada cidade, totalizando 567 casos.

As notificações de casos suspeitos, contabilizam doentes com quadro da Síndrome, a partir de internação na rede de saúde de cada cidade, com febre, tosse ou dor de garganta e dificuldade para respirar, sinais que indicam a possibilidade de agravamento dos sintomas.

493 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Consórcio Intermunicipal de Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.