Sexta-feira, 29 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Obras - Quarta-feira, 27 de Abril de 2016

Representante das universidades, Joaquim Celso Freire assume presidência da Agência GABC

Prefeito de Mauá, Donisete Braga, passa liderança a professor da USCS, atual vice-presidente da entidade

O professor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Joaquim Celso Freire Silva, assumiu nesta terça-feira (26), a presidência da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, braço do Consórcio Intermunicipal Grande ABC para as ações voltadas à economia regional. Atual vice-presidente da Agência e reeleito no último ano como representante do setor acadêmico, Freire substituirá o prefeito de Mauá, Donisete Braga, que presidiu a entidade do início de abril de 2015 até este mês.

O afastamento do chefe do Executivo mauaense se deu a título de desincompatibilização, necessária a gestores que concorrem ou podem vir a concorrer a cargos públicos eletivos, em atendimento à legislação vigente (Lei Complementar 64, de 18 de maio de 1990). A transição foi anunciada durante Assembleia Geral de associados da Agência GABC, realizada na sede do Consórcio, onde a Agência está instalada. O novo presidente assume a liderança até o final desta gestão (março de 2017).

Articulação regional e estímulo à competitividade e à inovação

Sob o comando do prefeito de Mauá, Donisete Braga, a Agência de Desenvolvimento Econômico priorizou, no último ano, ações para rearticular atores locais em torno do debate e da proposição de medidas para o enfrentamento da desaceleração econômica nacional, que teve impacto direto nas sete cidades do ABC.

Além do Consórcio, a Agência contou com a parceria de entidades como o Sebrae e promoveu ações voltadas ao fortalecimento da economia local, com foco, especialmente, nos micro e pequenos empreendimentos.

O peso da região e de seus espaços institucionais – Consórcio e Agência – contribuíram em processos de articulação que garantiram a manutenção de emprego e receita nos municípios da região.

Como presidente da Agência, Donisete Braga participou ativamente das discussões e ações que reforçaram a importância do contrato de médio e longo prazo entre Petrobras e Braskem para o fornecimento da nafta petroquímica, principal insumo utilizado no Polo de Capuava. O contrato definitivo foi assinado em dezembro de 2015.

Região mira oportunidade de negócios fora do país

Com a desvalorização da moeda brasileira, empresas do país voltaram a ter vantagem competitiva no mercado externo. Micro e pequenos negócios, entretanto, precisam inovar e melhorar sua gestão para ganhar fôlego na busca por novas oportunidades de exportação. Nesse sentido, atendendo convite feito pelo prefeito de Mauá, Donisete Braga, e pelos demais prefeitos do ABC, o presidente Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (da Apex-Brasil), David Barioni Neto, apresentou à região, no início deste mês, ações de estimulo às empresas nacionais, durante Assembleia Geral do Consórcio Intermunicipal.

Uma das iniciativas mencionadas por Barioni para capacitar empreendimentos para a exportação é o Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX). O objetivo da ação é incrementar a competitividade e promover a cultura exportadora empresarial, por meio da capacitação e assessoria gratuita para as empresas desenvolverem o potencial de exportação e ampliarem mercados.

Regionalização de Polo Tecnológico do ABC

A Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC também vem intensificando a participação no debate sobre a criação de Polo Tecnológico no Grande ABC, proposto pelos prefeitos da região e pelo Grupo de Trabalho (GT) Desenvolvimento Econômico do Consórcio.

Em janeiro deste ano, o Parque Tecnológico de Santo André teve seu credenciamento definitivo no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec), tendo como entidade gestora do empreendimento a Agência de Desenvolvimento Econômico. Na última Assembleia Geral do Consórcio, realizada em 11 de abril, os prefeitos aprovaram a regionalização do empreendimento.

O tema está em discussão no GT Desenvolvimento Econômico para estabelecer as diretrizes básicas desejadas ao funcionamento do Polo Tecnológico. A partir disso, serão avaliadas as melhores formas para o desenvolvimento do projeto do Polo, do projeto das áreas que irão abrigar o empreendimento regional, bem como a captação de recursos para viabilizar todas as etapas do processo de sua implantação.

Foto: Divulgação/Agência GABC

(Com informações da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC)

Versão do sistema: 2.0.0 - 29/03/2024

Portal atualizado em: 27/03/2024 18:50:40