Sábado, 20 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Obras - Segunda-feira, 25 de Abril de 2016

São Caetano recebe primeira audiência pública do Plano Regional de Resíduos Sólidos

Encontros nas demais cidades do ABC acontecem nesta semana

O município de São Caetano do Sul recebeu, nesta segunda-feira (25) a primeira audiência pública para a discussão do Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Grande ABC (PGIRS ABC), promovida pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

Participaram da audiência, realizada na sede do Departamento de Água e Esgoto (DAE) de São Caetano, o diretor de Programas e Projetos do Consórcio, Hamilton Lacerda, e Henrique Ruiz, profissional da Seção de Resíduos Sólidos do DAE.

“As audiências permitem, após o trabalho dos técnicos das sete prefeituras envolvidas, a participação da sociedade civil como um todo”, afirmou Hamilton Lacerda, ressaltando que a iniciativa está entre as ações prioritárias apontadas pelo Plano Plurianual (PPA) Regional Participativo do Grande ABC 2014 – 2017, elaborado pelo Consórcio.

O foco do Plano Regional é o planejamento de soluções integradas para enfrentar temas importantes como a ampliação da coleta seletiva, a destinação dos resíduos domiciliares e da construção civil e ações de educação ambiental. “O Plano reúne informações atuais e faz uma projeção para 20 anos. São números concretos que possibilitam reduzir ao máximo a coleta de lixo e ampliar a reciclagem”, disse o diretor de Programas e Projetos do Consórcio.

O Plano Regional, debatido desde 2014 pelo Comitê de Programa Resíduos Sólidos do Consórcio, foi iniciado em junho de 2015, a partir da contratação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) para produção do estudo. A elaboração busca o planejamento da gestão de resíduos, possibilitando a implantação de programas e sistemas regionais que atendam às necessidades da Política Nacional de Resíduos Sólidos (lei federal nº 12.305/2010).

No ABC, os desafios dentro da temática correspondem à indisponibilidade de áreas para implantação de novos aterros sanitários e o esgotamento dos aterros públicos, a exportação de resíduos entre municípios, os custos elevados de transporte e disposição, entre outros.

Confira abaixo a programação das próximas Audiências Públicas para o Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Grande ABC (não é necessária a inscrição):

Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Grande ABC – Audiências Públicas por município

26/04/2016 (Terça-feira)

Santo André
Local: Anfiteatro da Prefeitura - Anfiteatro Heleny Guariba (Praça IV Centenário, 1 – Centro)

27/04/2016 (Quarta-feira)

São Bernardo do Campo
Local:  Rua Kara, 105 - Jardim do Mar

Ribeirão Pires
Local: Câmara Municipal (R. João Domingues de Oliveira, 12 – Centro)

28/04/2016 (Quinta-feira)

Diadema