.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Educação - Segunda-feira, 25 de Abril de 2016

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Seminário internacional debate inclusão social de catadores no ABC

Seminário internacional debate inclusão social de catadores no ABC


Seminário internacional debate inclusão social de catadores no ABC

Acadêmicos, gestores públicos e representantes de empresas e cooperativas de catadores debateram, nesta segunda-feira (25), os desafios e propostas para a coprodução participativa de serviços de gerenciamento de lixo e a inclusão social dos profissionais ligados à coleta seletiva no ABC. A temática foi discutida durante o II Seminário e Workshop Internacional Combatendo a Pobreza e Construindo a Democracia na Coleta Seletiva Inclusiva, realizado no Campus São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Na mesa de abertura do evento, o vice-reitor da UFABC, Dácio Roberto Matheus, afirmou que as iniciativas de inserção dos catadores na política pública de gestão de resíduos sólidos, no Brasil e no mundo, têm como principal objetivo o combate à pobreza e a promoção da democracia. O vice-reitor classificou a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305 de 2/08/2010) como um avanço, mas ressaltou que é preciso garantir a logística reversa - conjunto de ações para devolver à cadeia produtiva os resíduos que precisam de destinação final ambientalmente correta. “Os aterros não estarão adequados enquanto receberem resíduos que podem ser reciclados e materiais orgânicos. Ainda estamos longe dessa conquista”, afirmou.

Patrícia Frazão, da Cooperativa Central de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis do Grande ABC (Coopcent), comentou os resultados do Projeto de Fortalecimento dos Catadores e Catadoras e Ampliação da Coleta Seletiva no Grande ABC. Lançada oficialmente em maio de 2012, a iniciativa foi encerrada oficialmente neste mês, com cumprimento de 100% das metas estabelecidas. A representante da Coopcent defendeu ainda o papel das cooperativas no mercado de trabalho. “As cooperativas geram empregos nas cidades, pois entre os catadores existem muitas pessoas que estavam desempregadas. Lixo é matéria-prima que pode agregar valor e mudar a vida de muita gente”, disse.

Para a professora Nidia Pontuschka, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, a categoria dos catadores ainda é muito prejudicada e discriminada. “É muito importante colocá-los como cidadãos, como alguém que tem voz”, declarou. Por sua vez, a professora Jutta Gutberlet, do Departamento de Geografia da Universidade de Victoria, no Canadá, definiu os catadores como “os personagens principais da coleta seletiva”, defendendo políticas públicas inclusivas para a classe.

A engenheira ambiental e técnica de Programas e Projetos do Consórcio, Livia Rosseto, citou o objetivo da entidade regional de universalizar a coleta seletiva na região, meta que faz parte do Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Grande ABC (PGIRS ABC). Como parte desse compromisso, lembrou a realização de audiências públicas nas sete cidades para debater as demandas relativas ao tema, iniciadas nesta segunda.

586 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Consórcio Intermunicipal de Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.