Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Quin
28/03
Chuva
Máx 24 °C
Min 19 °C
Índice UV
10.0
Sext
29/03
Parcialmente Nublado
Máx 25 °C
Min 19 °C
Índice UV
10.0
Sáb
30/03
Parcialmente Nublado
Máx 26 °C
Min 19 °C
Índice UV
10.0
Domi
31/03
Parcialmente Nublado
Máx 27 °C
Min 18 °C
Índice UV
10.0

Educação - Quarta-feira, 20 de Abril de 2016

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

GT Desenvolvimento Econômico debate projetos com Agência GABC para enfrentamento regional da crise

GT Desenvolvimento Econômico debate projetos com Agência GABC para enfrentamento regional da crise


GT Desenvolvimento Econômico debate projetos com Agência GABC para enfrentamento regional da crise

A reunião do Grupo de Trabalho Desenvolvimento Econômico do Consórcio Intermunicipal Grande ABC desta terça-feira (19), contou com a participação da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e teve como pauta propostas voltadas ao enfrentamento regional da crise. Gestores públicos e equipe técnica das entidades regionais debateram o andamento de projetos como o Polo Tecnológico do Grande ABC, e nas áreas de turismo, exportação e qualificação profissional.

Os caminhos para a implantação de Polo Tecnológico regional foram destacados na pauta da reunião. Na última Assembleia Geral do Consórcio, realizada no dia 11 de maio, os prefeitos aprovaram a regionalização do empreendimento, a partir do credenciamento do Parque Tecnológico de Santo André ao Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec).

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Santo André, Ronaldo Tadeu Ávila de Paula, coordenador do GT Desenvolvimento Econômico, apresentou aos chefes dos executivos municipais, à ocasião, a proposta de agregar iniciativas de outras cidades, a exemplo das incubadoras de empresas, ao Parque, constituindo um complexo regional de tecnologia.

O GT voltará a discutir esta pauta nas próximas semanas para estabelecer as diretrizes básicas desejadas ao funcionamento do Polo Tecnológico regional. A partir disso, serão avaliadas as melhores formas para o desenvolvimento do projeto do Polo, do detalhamento das áreas que irão abrigar o empreendimento regional, bem como a captação de recursos para viabilizar todas as etapas do processo de sua implantação.

Para estimular a cultura exportadora das empresas nas sete cidades, a Agência de Desenvolvimento e o Consórcio Intermunicipal estão discutindo possíveis ações em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). No início deste mês, o presidente da entidade, David Barioni Neto, apresentou aos prefeitos do Grande ABC o trabalho de estímulo às empresas nacionais na busca por mercados externos, durante a Assembleia do Consórcio.

Barioni listou projetos executados pela entidade nacional, subsidiada pelo Sistema S, e assumiu compromisso de dedicar mais atenção ao potencial das sete cidades do ABC. De acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, no Grande ABC, há cerca de 223 mil empresas ativas. Um dos projetos mencionados por David Barioni para capacitar empreendimentos para a exportação é o PEIEX – Projeto Extensão Industrial Exportadora.

 

Qualificação profissional no ABC

Para ampliar os debates iniciados no seminário regional “Educação e Trabalho: uma articulação possível”, realizado em março pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, em parceria com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, o GT Desenvolvimento Econômico está envolvendo grupos de gestores de RH e instituições de ensino para a permanente atualização de dados sobre oferta e demanda por cursos de qualificação profissional na região.

A partir das informações contidas no Guia da Educação Profissional e Tecnológica do Grande ABC, lançado pelas entidades na abertura do seminário, o GT elaborou planilha com os dados a ser disponibilizada em cada um dos municípios para que sejam atualizadas periodicamente. Essas informações também serão apresentadas aos gestores de RH para verificar se a oferta dos cursos atende à demanda por qualificação dos profissionais.

De acordo com o levantamento do Guia, feito no 2º semestre de 2015, trabalhadores, empresas e estudantes da região do ABC contam com 1.128 cursos em três diferentes níveis de educação profissional: Formação Inicial Continuada - FIC (cursos de curta duração, voltados às atividades operacionais); Cursos Técnicos de Nível Médio e Cursos Tecnológicos de Nível Superior.

Nas sete cidades, predominam as instituições privadas de ensino, com pouca participação do Poder Público na oferta de cursos. Apenas 14% das 122 escolas de Formação Inicial Continuada são públicas. Das 65 unidades que ofertam cursos técnicos de nível médio, 13% são públicas. Já em nível superior, apenas 14% das 34 escolas são públicas. A maior oferta na região é de cursos FIC, 989 no total.

A versão digital do Guia da Educação Profissional e tecnológica da região está disponível para consulta nos sites do Consórcio (www.consorcioabc.sp.gov.br) e da Agência  (www.agenciagabc.com.br).
 

1º Circuito Regional do Cambuci ABCTur

Outro assunto pautado na reunião do GT Desenvolvimento foi a programação do 1º Circuito Regional do Cambuci ABCTur. Nesta quinta-feira, dia 21, terá início o 13º Festival do Cambuci de Paranapiacaba, que integra a programação de atividades do Circuito, que tem por objetivo estabelecer o fruto como produto turístico da cultura gastronômica local, além de integrar e ampliar a divulgação das festividades do Cambuci no ABC.

Concebido pelo Grupo de Trabalho Turismo do Consórcio, que tem a Agência como braço tático operacional para questões relacionadas ao desenvolvimento do Grande ABC, o Circuito Regional do Cambuci reunirá, em calendário único, o 13º Festival do Cambuci de Paranapiacaba, o 11º Festival Gastronômico do Cambuci de Rio Grande da Serra e o 3º Festival do Cambuci de Ribeirão Pires, festividades que em 2015 atraíram, juntas, cerca de 60 mil pessoas.
 

Programação:

Nos finais de semana e feriados de 21 de abril a 01 de maio, será realizado o 13º Festival do Cambuci de Paranapiacaba. A Vila de Santo André sediará no período feira de produtos feitos com cambuci, feira de artes e antiguidades, exposição sobre o fruto, entre outras.

O 11º Festival do Cambuci de Rio Grande da Serra acontecerá de 20 a 22 de maio. A programação na cidade contará com feira de produtos feitos com a fruta, atrações musicais e o Concurso Rainha do Cambuci.

A Estância Turística de Ribeirão Pires, que recentemente ingressou na Rota do Cambuci, promoverá o 3º Festival do Cambuci nos dias 25 e 26 de junho. Food trucks, produtos com cambuci e atrações musicais fazem parte da agenda de atividades.

O Grande ABC é pioneiro no uso e no desenvolvimento de produtos feitos com o cambuci. Igualmente, a região lidera o resgate histórico da presença da fruta na gastronomia local. Desde 2003, a região promove festivais para valorizar o cambuci e sua importância cultural.

A programação completa do 1º Circuito Regional do Cambuci ABCTur também está disponível nos sites do Consórcio e da Agência GABC.

 

(Com informações da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC)

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

322 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 22/03/2024

Portal atualizado em: 27/03/2024 18:50:40

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.