Sexta-feira, 26 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Educação - Quarta-feira, 20 de Abril de 2016

Centro Regional de Formação inicia primeiro curso de ingresso para novos GCMs

O Centro Regional de Formação em Segurança Urbana do Consórcio Intermunicipal Grande ABC iniciou, nesta terça-feira (19), o primeiro curso de ingresso de guardas civis municipais. A primeira turma a treinar na unidade, localizada em São Bernardo do Campo, reúne 40 novos guardas civis da cidade de Diadema.

O grupo passará por três meses de treinamento no Centro Regional e um mês de estágio supervisionado em Diadema. A grade curricular é composta por 36 disciplinas, incluindo Administração Pública, Sistema Brasileiro de Segurança Pública, Direito Penal, Direitos Humanos, Segurança Escolar, Mediação de Conflitos, Libras e Armamento.

“A estrutura curricular é extensa e foi planejada em consenso pelas Guardas Civis Municipais (GCMs) da região, a partir da realidade de nossos municípios. Ao mesmo tempo, o curso segue a missão do Centro Regional, pautada em diretrizes que valorizam o caráter intermunicipal da formação”, afirmou o diretor geral do Centro Regional, subinspetor Everton Campos, da GCM de São Bernardo do Campo.

Por meio do Centro Regional de Formação, inaugurado em 14 de dezembro do ano passado, o treinamento dos guardas civis de todas as cidades do ABC será realizado seguindo esse modelo. “O curso foi pensado desde o início com caráter regional, resultado do diálogo e do trabalho dentro do Grupo de Trabalho Segurança Pública do Consórcio, com o objetivo de promover uma formação padronizada. Graças a isso, as GCMs da região podem seguir a mesma linha de atuação preventiva e comunitária, cada vez mais próximas do cidadão”, explicou o diretor geral do Centro.

O comandante Valdinar Sirilo da Hora, da GCM de Diadema, que ministrou a aula inaugural do curso de ingresso, ressaltou que a iniciativa contribui para que os guardas civis da região “falem a mesma língua em Segurança Pública”, promovendo uma identidade única. “No ABC, sempre houve integração entre as GCMs das cidades. O Centro Regional possibilita uma estrutura para padronizar a atuação”.

Antes da  aula inaugural, o Secretário Executivo do Consórcio, Luis Paulo Bresciani, destacou aos novos guardas o pioneirismo do Centro Regional, a primeira iniciativa do gênero no país. “O Centro Regional de Formação deve ser uma referência nacional, buscando uma formação de alta qualidade para os nossos GCMs, e para outras áreas no campo da Segurança Pública, como é o caso da Defesa Civil”.

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/04/2024

Portal atualizado em: 25/04/2024 18:56:20