.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
I Circuito Regional do Cambuci unifica calendário de eventos no ABC
“Estamos tornando realidade algo que sempre priorizamos: a necessidade de unificar e fortalecer as ações feitas individualmente nas cidades e que representem uma diferença positiva da região”. A declaração, do Diretor de Programas e Projetos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Hamilton Lacerda, resumiu as expectativas dos municípios no lançamento do I Circuito Regional do Cambuci ABCTur, ocorrido no dia 13 de abril, no Shopping Atrium, em Santo André. A realização é fruto de parceria entre a entidade regional e a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC.
O circuito reunirá, em calendário único, a 13ª Festa do Cambuci de Paranapiacaba (de 21 de abril a 1º de maio), o 11º Festival Gastronômico e Cultural de Rio Grande da Serra (de 20 a 22 de maio) e o 3º Festival do Cambuci de Ribeirão Pires (dias 25 e 26 de junho). Também estará integrado à 8ª Rota do Cambuci, que reúne várias cidades da Serra do Mar Paulista. O encerramento da programação está previsto para o dia 29 de junho, às 19h30, na sede do Consórcio, em Santo André.
O ABC é pioneiro no uso e desenvolvimento de produtos feitos com o cambuci, além de liderar o resgate histórico da presença da fruta típica da Mata Atlântica na gastronomia local. Desde 2003, a região promove festivais para valorizar o fruto e sua importância cultural. O objetivo do Circuito Regional é consolidar o fruto do cambuci como produto turístico, capaz de alavancar essa cultura gastronômica e a geração de renda para os moradores.
Representando o prefeito anfitrião, Carlos Grana, os secretários de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Ricardo Di Giorgio, e de Cultura e Turismo, Tiago Nogueira, promoveram a abertura da Festa de Paranapiacaba reforçando a ação unificada. “O lançamento do circuito é um passo extremamente importante. O potencial turístico do ABC é muito grande se estivermos juntos”, disse Di Giorgio. O secretário Tiago Nogueira citou o potencial turístico e de negócios da iguaria: “O Cambuci é o único bem cultural protegido pelo patrimônio histórico de Santo André”, lembrou.
Para o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico, Giovanni Rocco, o fruto tem “o nosso DNA”, uma vez que além da Vila de Paranapiacaba, em Santo André, os municípios de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra estão 100% em áreas de manancial, o que transforma o cambuci em fonte de renda. Segundo ele, o circuito direciona a Agência e o Consórcio para novos desafios: fazer com que a fruta seja reconhecida pelos 2,7 milhões de moradores do ABC; bem como utilizar o circuito como mais uma forma de divulgar a região na Grande São Paulo.
Também estiveram presentes ao evento os secretários de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ribeirão Pires, Claudemir Soares, e de Desenvolvimento Econômico de Rio Grande da Serra, Eliana Dias Mendonça, além do coordenador do Grupo de Trabalho Turismo do Consórcio, Fernando Bonisio. Durante o evento, foi promovida degustação de petiscos preparados por empreendedores da Vila de Paranapiacaba, ministrada oficina gastronômica por Ana Tomazoni, da Escola Saber e Sabor Grastronomia. O lançamento contou ainda com apresentações de ginástica laboral da Secretaria de Saúde de Santo André, e da Orquestra Infantil de Cordas da Vila Linda.
(Foto: Agencia GABC)