Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Quarta-feira, 08 de fevereiro de 2023 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Terç
07/02
Chuva
Máx 26 °C
Min 19 °C
Índice UV
13.0
Quar
08/02
Parcialmente Nublado
Máx 26 °C
Min 19 °C
Índice UV
13.0
Quin
09/02
Parcialmente Nublado
Máx 26 °C
Min 18 °C
Índice UV
13.0
Sext
10/02
Parcialmente Nublado
Máx 26 °C
Min 18 °C
Índice UV
13.0

Obras - Quinta-feira, 14 de Abril de 2016

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Seminário sobre indicadores culturais estimula políticas públicas no ABC

Seminário sobre indicadores culturais estimula políticas públicas no ABC


Seminário sobre indicadores culturais estimula políticas públicas no ABC

O I Seminário de Informações e Indicadores Culturais do Grande ABC, realizado nesta quinta-feira (14), discutiu a necessidade da coleta e utilização de dados para promover políticas públicas de cultura mais eficientes na região. O evento ocorreu no Teatro Vladimir Capela, em São Caetano do Sul, e foi organizado pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, por meio do Grupo de Trabalho Cultura.

Na abertura do seminário, o coordenador do GT Cultura, José Haroldo de Souza, afirmou que o tema é uma das prioridades do grupo no Consórcio. “Há mais de um ano estamos debatendo sobre informações e indicadores culturais da região, com o objetivo de dar mais elementos para realizar políticas públicas nos municípios”, declarou. O coordenador ressaltou ainda a participação da sociedade civil nas reuniões do GT e a parceria com a Universidade Federal do ABC (UFABC) para a construção de um Observatório de Políticas Públicas, que pretende aperfeiçoar as informações das sete cidades.

O diretor de Programas e Projetos do Consórcio, Hamilton Lacerda, disse que o seminário mostra o compromisso da entidade regional com o Plano Plurianual Regional Participativo do Grande ABC 2014 – 2017. “O Consórcio busca soluções conjuntas para problemas comuns, pois existe uma identidade muito próxima entre as cidades da região em termos culturais e sócio-econômicos. O PPA determina a consolidação do Plano Regional de Cultura e dos indicadores regionais”, explicou.

A primeira mesa de debate abordou o tema “Mapas Culturais e o SNIIC (Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais)”. O diretor de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Pedro Vasconcelos, afirmou que o acesso aos dados culturais é fundamental para aprimorar a gestão pública, beneficiando o cidadão. “O governo Federal e as gestões estaduais e municipais estão empenhados em qualificar a gestão da cultura, identificando quem são e onde moram as pessoas que podem ser beneficiadas pelas ações, mas também estimulá-las a produzirem cultura”, disse.

Vasconcelos apresentou ainda os principais eixos do SNIIC, que reúne informações sobre equipamentos culturais, incluindo museus, teatros, centros de documentação, cinemas e centros culturais. A iniciativa integra os bancos de dados do Ministério da Cultura e traz informações das plataformas dos Pontos de Cultura, o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e do Cadastro Nacional de Museus. O conteúdo é alimentado por gestores públicos, mas também conta com a colaboração da sociedade. “Com o SNIIC é possível criar um calendário nacional de eventos, acervos e possibilitar a proliferação de aplicações derivadas, como aplicativos de celular e plataformas de editais e de intercâmbio”, disse.

O gestor de Cultura da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Antonio Carlos Pedro Ferreira, afirmou que as ações de cultura precisam considerar não só o entretenimento, mas também a formação das pessoas, e defendeu ações integradas entre as cidades da região. “A universidade e a sociedade devem abranger todos os sete municípios deste território cultural do ABC. Juntos, podemos construir os temas a serem discutidos e definir as ações”, finalizou.

A mesa de debate “Indicadores Culturais: Para quê? Por quê?” contou com a presença de Cristina Lins, mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENSE) e Marcos Vinicius Pó, doutor em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

O tema seguinte, “Informações Culturais nos municípios”, foi discutido por Álvaro Santi, coordenador do Observatório da Cultura Local de Porto Alegre; Ana Mesquita, jornalista e pesquisadora da área de políticas culturais; e por Simone Zarate, mestre em Cultura e Informação pela Universidade de São Paulo (USP).

 

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

57 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 03/02/2023

Portal atualizado em: 03/02/2023 17:57:54

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.