.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Educação - Quarta-feira, 30 de Março de 2016

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Seminário para conselheiros tutelares resgata história da seguridade social brasileira

Seminário para conselheiros tutelares resgata história da seguridade social brasileira


Seminário para conselheiros tutelares resgata história da seguridade social brasileira

O segundo seminário da I Formação Regional Continuada para Conselheiros Tutelares do Grande ABC fez um resgate histórico da seguridade social no Brasil. O evento, realizado nesta quarta-feira (30) foi promovido pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, por meio do Grupo de Trabalho (GT) Criança Prioridade I.

“Em nosso país, a preocupação com a proteção social do indivíduo nasceu com a necessidade de implantação de instituições de seguro social, de cunho mutualista e particular. Tivemos a criação das santas casas de misericórdia, e os institutos de aposentadorias e pensões e posterior criação do INPS”, explicou Rosimeire Mantovan, professora do complexo educacional Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).

O seminário abordou ainda características do “Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e do Sistema Único de Saúde (SUS) e apontou dificuldades ainda enfrentadas no campo da proteção social. Entre os desafios a serem superados, Rosimeire Mantovan citou a necessidade de reconhecer a política de assistência social como direito do cidadão e ressaltou que é importante desconstruir a ideia de assistência social como complementar às demais políticas.

“Tudo fica mais fácil na vida de todos se as ações forem coordenadas. As ações de proteção social são do Estado, mas todos somos responsáveis, inclusive os conselheiros tutelares”, afirmou a professora da FMU.

A coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) Criança Prioridade I, Samara Xavier, elogiou a participação do público nos eventos da I Formação Regional Continuada para Conselheiros Tutelares do Grande ABC. “Os participantes têm acompanhado as palestras e contribuído ao compartilhar suas experiências. Além disso, estão aplicando os conhecimentos nas cidades em que atuam”, afirmou. O lançamento da formação aconteceu em fevereiro deste ano.

591 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Consórcio Intermunicipal de Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.