Sexta-feira, 19 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Saúde - Terça-feira, 22 de Março de 2016

Municípios do ABC vão pedir retomada de exames de dengue

Cidades farão pedido ao Secretário Estadual de Saúde, David Uip, e manterão coleta e armazenagem das amostras enquanto aguardam resposta

Municípios do ABC vão pedir retomada de exames de dengue

As sete cidades do ABC vão solicitar ao Secretário Estadual de Saúde, David Uip, a retomada dos exames de confirmação de dengue. O pedido será feito através de ofício que solicitará também reunião para tratar do assunto na próxima semana. Enquanto aguardam resposta, os municípios continuarão realizando a coleta e a armazenagem das amostras.

O coordenador do Grupo de Trabalho Saúde do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e secretário de Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno Duarte, ressaltou que o critério laboratorial é o mais eficiente para detectar os casos da doença. “O Governo Estadual reafirmou hoje que, devido à falta de kits para fazer a sorologia dos exames, os médicos devem apenas fazer o diagnóstico clínico. Nós ponderamos que este critério é menos rigoroso e impreciso”, declarou.

Nesta terça-feira (22), os secretários municipais de Saúde da região se reuniram na Comissão Intergestores Regional (CIR) com a diretora do Departamento Regional de Saúde (DRS 1) do Estado de São Paulo, Vânia Soares Azevedo Tardelli. Durante o encontro, a representante do governo estadual reafirmou a contingência de kits para diagnóstico de dengue e que existe uma demanda represada de aproximadamente mil amostras no Instituto Adolfo Lutz, responsável pela realização dos testes.

O coordenador do GT Saúde informou que os municípios discordam das restrições impostas na semana passada pela Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), vinculada à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. O órgão determinou que só devem ser enviadas para o Instituto Adolfo Lutz as amostras de casos graves, óbitos e casos suspeitos de municípios que ainda estão classificados como silenciosos (na região, apenas Rio Grande da Serra).

Homero Duarte destacou que não se trata de uma questão regional. “A questão não afeta só o ABC, pois utilizar somente o critério clínico como confirmação vai aumentar muito o número de casos e prejudicar o trabalho das equipes de saúde. Na nossa região, vamos manter a coleta de amostras e esperar uma decisão do Secretário Estadual de Saúde”, explicou.

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 19/04/2024 14:40:36