Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Quinta-feira, 18 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Quin
18/04
Chuva
Máx 22 °C
Min 19 °C
Índice UV
8.0
Sext
19/04
Parcialmente Nublado
Máx 21 °C
Min 16 °C
Índice UV
8.0
Sáb
20/04
Parcialmente Nublado
Máx 24 °C
Min 14 °C
Índice UV
8.0
Domi
21/04
Parcialmente Nublado
Máx 26 °C
Min 15 °C
Índice UV
8.0

Saúde - Quinta-feira, 10 de Março de 2016

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Ação regional contra Aedes do dia 12 mobiliza região com mais de 100 mil habitantes no ABC

“ABC contra o Aedes” ocorre no sábado, a partir das 9h, na região dos bairros Jardim Zaíra e Nova Mauá, na divisa com Santo André e São Paulo


Ação regional contra Aedes do dia 12 mobiliza região com mais de 100 mil habitantes no ABC

O novo ato “ABC contra o Aedes” vai mobilizar neste sábado (12), a partir das 9h, uma região com mais de 100 mil habitantes. As atividades serão realizadas na região do Jardim Zaíra, em Mauá, na divisa com Santo André e São Paulo. A iniciativa é promovida pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC e organizada pelo Grupo de Trabalho Saúde da entidade, em parceria com as equipes técnicas das sete prefeituras e representantes da sociedade civil.

A região dos bairros Jardim Zaíra e Nova Mauá, onde acontecerá a ação, tem cerca de 110 mil habitantes, número que corresponde a um quarto da população de Mauá. A quantidade de moradores supera a maioria das cidades brasileiras, inclusive a vizinha Rio Grande da Serra e praticamente se iguala a de Ribeirão Pires. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos 5.570 municípios brasileiros, apenas pouco mais de 300 têm mais de 100 mil habitantes.

“O Jardim Zaíra é uma região estratégica para uma ação regional de grande porte. É uma área de divisa entre municípios, com grande adensamento populacional, intensa atividade comercial e circulação de pessoas”, afirma o coordenador do Grupo de Trabalho Saúde do Consórcio e secretário de Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno Duarte.

A concentração da segunda atividade regional no ABC em 2016 será no cruzamento da Avenida Sebastião Antonio da Silva com a Avenida Presidente Castelo Branco, nas proximidades da feira livre realizada aos sábados no Jardim Zaíra. As equipes partirão da parte alta do bairro (Zaíra 3), na divisa com a capital paulista, realizando visitas casa a casa até a área da feira.

Paralelamente, equipes de diversos setores da prefeitura local farão uma caminhada a partir da Unidade Básica de Saúde (UBS Zaíra 3) do bairro, distribuindo panfletos ao longo do trajeto, enquanto um caminhão do Corpo de Bombeiros percorrerá as ruas próximas, seguindo depois em carreata.

O mutirão contará ainda com barracas da ação próximas às da feira livre, para acompanhar o fluxo de pessoas e prestar atendimento à população. No local, haverá amostras das larvas e do mosquito adulto, maquetes, materiais educativos, teatro de fantoches e personagens fantasiados. As equipes distribuirão informativos da campanha nas tendas de atendimento e ao longo do percurso da caminhada. No total, a ação contará com a atuação de aproximadamente 250 agentes. Por volta das 11h, haverá ato simbólico com a presença dos prefeitos e de autoridades da região e da capital.

A iniciativa terá o apoio de agentes de Saúdedos demais municípios do ABC, parceiros da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Segurança Urbana, União dos Escoteiros/SP e lideranças comunitárias.

O coordenador do GT ressalta o pioneirismo das sete cidades em tratar de maneira integrada o combate ao mosquitoAedes aegypti, transmissor também do zika vírus e da febre chikungunya. “Por meio do Consórcio, a região está desenvolvendo desde o ano passado um trabalho em conjunto, com ações coordenadas e mantendo uma Sala de Situação sobre o tema. A união das cidades do ABC é uma demonstração de que isso é possível”, afirma Homero Duarte.

A Campanha Regional de Combate ao Mosquito da Dengue, promovida pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, teve sua primeira mobilização no final de setembro de 2015, na divisa entre Diadema e São Bernardo do Campo. Em dezembro, a entidade regional lançou oficialmente a campanha de conscientização sobre a importância do combate ao mosquito, com o slogan: “Combater os focos da dengue está em suas mãos”.

Neste ano, a primeira ação conjunta ocorreu em 30 de janeiro, na região de divisa entre Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. A iniciativa contou com mais de 400 agentes de Saúde, além de parceiros envolvidos na mobilização. Paralelamente, os sete municípios mantêm suas atividades de combate aos criadouros nas respectivas cidades. E no dia 13 de fevereiro, participaram do mutirão nacional de combate ao Aedes aegypti, convocado pelo Ministério da Saúde. O Consórcio deve realizar mais uma atividade regional em abril.

Serviço:

ABC contra o Aedes
Dia 12 de março (sábado), das 9h às 15h 
Local: Concentração no cruzamento das Avenidas Sebastião Antonio da Silva e Presidente Castelo Branco
Ponto de referência: Feira livre - Jardim Zaíra – Mauá

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

367 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 18/04/2024

Portal atualizado em: 18/04/2024 17:01:44

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.