Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Sexta-feira, 29 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Quin
28/03
Chuva
Máx 24 °C
Min 19 °C
Índice UV
10.0
Sext
29/03
Parcialmente Nublado
Máx 25 °C
Min 19 °C
Índice UV
10.0
Sáb
30/03
Parcialmente Nublado
Máx 26 °C
Min 19 °C
Índice UV
10.0
Domi
31/03
Parcialmente Nublado
Máx 27 °C
Min 18 °C
Índice UV
10.0

Educação - Quarta-feira, 09 de Março de 2016

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Oficina Regional de Psicologia discute gestão de riscos

Evento desta quarta-feira (9) incentiva troca de experiências e conhecimentos para tratar de situações emergenciais


Oficina Regional de Psicologia discute gestão de riscos

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC sediou, nesta quarta-feira (9), a Oficina Regional sobre Psicologia na Gestão Integral de Riscos e Desastres. O evento, uma realização do Conselho Regional de Psicologia (CRP) e do Conselho Federal de Psicologia (CFP), reuniu agentes das Defesas Civis do ABC, profissionais da Saúde, Assistência Social, pesquisadores e gestores da temática, além de moradores de comunidades diretamente afetadas por situações de risco, que também participaram das discussões.

A mesa de abertura do evento destacou a importância da integração multidisciplinar para gestão das áreas de risco e situações emergenciais. “Fizemos um ciclo de oficinas em vários pontos do Brasil. São Paulo fecha esse ciclo que busca desenvolver a psicologia no âmbito dos desastres”, afirmou Eliana Torga, coordenadora da Comissão Nacional de Psicologia na Gestão Integral de Riscos e Desastres do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

O tema Habitação de Interesse Social e também as questões que envolvem o protagonismo das ações de gestão de risco têm sido trabalhados constantemente pelo Consórcio, como ressaltou Hamilton Lacerda, Diretor de Programas e Projetos da entidade regional. “A busca pelas soluções torna-se muito mais fácil quando há união e sinergia entre os atores envolvidos. O Consórcio se destaca por priorizar o tratamento das questões de forma integrada”, explicou.

A mesa de abertura da Oficina Regional contou ainda com a participação de Guilherme Luz Fenerich, conselheiro tesoureiro do CRP São Paulo, e de Cristovão Oliveira, representante do Movimento Nacional dos Afetados por Desastres Socioambientais (Monades). Outro palestrante foi Eduardo Soares Macedo, Geólogo, Historiador, Especialista em Desastres, Professor e orientador de mestrados em Meio Ambiente e em Habitação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que participou do desenvolvimento dos Planos Municipais de Redução de Riscos contratados pelo Consórcio em 2012/2013.

Além dos PMRRs, que possibilitaram a atualização, em parceria com o IPT, do mapeamento das áreas vulneráveis das sete cidades, as ações prioritárias da entidade regional são realizadas dentro do Plano Plurianual Regional Participativo 2014 – 2017 (PPA), do Plano Regional de Auxílio Mútuo (PRAM) e também através do monitoramento das chuvas.

“Desde 2010, há o trabalho integrado para minimizar os riscos e transtornos causados pelo excesso de chuvas no período de verão. Temos de estar preparados durante todo o ano e promover ações conjuntas para o atendimento efetivo à população”, disse a coordenadora do Grupo de Trabalho  Defesa Civil do Consórcio e Diretora da Defesa Civil de Santo André, Débora Diogo, durante apresentação no evento, destacando a preparação integrada dos Planos de Contingência na região.

A oficina compôs a fase preparatória do 9º Congresso Regional de Psicologia (Corep) e o 9º Congresso Nacional de Psicologia (CNP), desenvolvedores da temática “Psicologia no cotidiano, por uma sociedade mais democrática e igualitária”.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

360 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 29/03/2024

Portal atualizado em: 27/03/2024 18:50:40

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.