Quinta-feira, 25 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Chuvas Isoladas

Obras - Segunda-feira, 07 de Março de 2016

Consórcio define cronograma para novos projetos de Mobilidade no ABC

Secretários de Mobilidade das sete cidades discutirão as diretrizes das 21 intervenções do Plano Regional de Mobilidade na próxima semana

Consórcio define cronograma para novos projetos de Mobilidade no ABC

Dentro de 18 meses estarão concluídos 21 novos projetos do Plano Regional de Mobilidade do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. A ordem de início foi assinada hoje (7) pelo presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, durante assembleia mensal da entidade. “A intenção é fazer um estudo funcional para todas as intervenções, partindo de um estudo geral, que deve estar pronto em seis meses para, em seguida, começar a elencar as prioridades e projetos básicos dentro dos 18 meses definidos. Ou seja, dentro deste período concluímos todo o objeto deste contrato”, afirmou a coordenadora do Grupo de Trabalho Mobilidade do Consórcio, Andrea Brisida, citando licitação já realizada para a elaboração.

Na quarta-feira (2), o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, assinou a autorização de início para a elaboração dos projetos em três eixos prioritários de intervenções: a Ligação Leste-Oeste (Diadema), o Eixo Avenidas Guido Aliberti / Lauro Gomes / Marginal Córrego Taioca (Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul) e o Corredor Sudeste (São Caetano do Sul, Santo André, Mauá e Ribeirão Pires). A liberação corresponde à primeira etapa do Plano e terá recursos da União no total de R$ 26,4 milhões. Ainda aguarda liberação o projeto do Centro de Controle de Operações Regional, já aprovado.

Com assinatura do presidente do Consórcio, os secretários de Mobilidade das sete cidades da região se reunirão na próxima semana para definir as diretrizes das 21 intervenções dentro do plano regional. “A reunião dos secretários é para dar sequência ao trabalho. O Consórcio faz a gestão do projeto, mas são as cidades que definem as prioridades e trabalhos de cada município”, explicou Andrea Brisida.

A coordenadora do GT ressaltou que ainda não há prazo para começo das obras, que só podem ser iniciadas a partir da conclusão dos projetos básicos. Com eles, o Consórcio buscará os recursos necessários para as intervenções. “Todos esses 21 projetos pressupõem alargamentos de vias e outras intervenções, seja de desapropriação, redução de áreas de passeios, entre outras, mas isso só será definido após os estudos”.

Os novos projetos representam a continuidade da primeira fase do PAC Mobilidade ABC já em andamento com investimentos calculados em R$ 1 bilhão, sendo R$ 876 milhões do Orçamento Geral da União (OGU) já empenhados e R$ 139 milhões de contrapartidas das prefeituras. Dessa etapa, já foram iniciadas obras em Rio Grande da Serra. Os 21 novos projetos se referem à próxima etapa de obras e podem resultar em investimentos federais futuros estimados em mais R$ 1,1 bilhão, sempre priorizando corredores de transporte coletivo.

Piscinões

Os prefeitos acompanharam o relatório das obras limpeza de oito piscinões da região do ABC, realizadas pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), a partir de compromisso assumido com o Consórcio no dia 19 de fevereiro. As intervenções incluem corte de mato, limpeza e desassoreamento. “O DAEE se dispôs a realizar a limpeza dos oito piscinões prioritários dentro de um prazo de 30 dias estabelecido entre as partes”, explicou o secretário executivo do Consórcio, Luis Paulo Bresciani.

Dos oito piscinões, os trabalhos já foram concluídos nos piscinões Casagrande (Diadema) e Paço Municipal (Mauá). Estão em andamento as obras nos piscinões São Caetano (São Caetano do Sul), Petrobrás Capuava (Mauá), Chrysler, Canarinho e Mercedes Paulicéia (São Bernardo do Campo). No Faculdade de Medicina (Santo André), as intervenções ainda não foram iniciadas. Uma nova reunião com o DAEE está prevista para este mês com o objetivo de fazer um balanço do andamento dos trabalhos.

Em relação à limpeza dos demais piscinões da região, o Consórcio reforçará os pedidos ao DAEE para que a manutenção seja realizada permanentemente. “Esse trabalho, principalmente dentro do período de chuvas, não é finalizado após a limpeza. É uma ação contínua para a manutenção dos serviços”, afirmou Luis Paulo Bresciani.

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 24/04/2024 12:23:14