Quinta-feira, 18 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Educação - Terça-feira, 23 de Fevereiro de 2016

Consórcio integra jornada mundial sobre mudanças climáticas

Entidade participa de mesa de debate na II Jornada sobre Cidades e Mudanças Climáticas, na próxima quinta-feira (25)

Consórcio integra jornada mundial sobre mudanças climáticas

Entre os dias 24 e 25 de fevereiro, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC participa da II Jornada sobre Cidades e Mudanças Climáticas, promovida pelo ICLEI – principal associação mundial de governos locais dedicados ao desenvolvimento sustentável – em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, no Ceará. O convite à entidade se deve ao comprometimento da região com o Compacto de Prefeitos, uma coalizão global para a redução de emissão de gases de efeito estufa e maior transparência em relação às mudanças climáticas.

Este é o primeiro evento em âmbito nacional a ser realizado após a 21ª Conferência do Clima, que aconteceu em Paris, no ano passado. O objetivo é buscar, com base no Acordo de Paris, meios de aprofundar as discussões sobre o papel das cidades no enfrentamento das mudanças climáticas no Brasil.

O Consórcio será representado pela Coordenadora do Grupo de Trabalho Defesa Civil da entidade regional e Diretora do Departamento de Defesa Civil do SEMASA/Santo André, Débora Cristina Diogo, que participa de sessão com o tema “Diagnóstico - Levantamento de Riscos e Análise de Vulnerabilidades", na quinta-feira (25). A mesa propõe debater diferentes metodologias para identificação de riscos climáticos e análise de vulnerabilidades, no contexto local, a fim de promover a adoção de medidas preventivas, e buscar capacidade de adaptação frente às mudanças climáticas.

A II Jornada deverá contar com representantes do governo federal e governos estaduais, redes internacionais de cidades, instituições técnicas e financeiras, academia e sociedade civil, com o intuito de reafirmar o compromisso dos municípios rumo a uma economia de baixo carbono.

A II Jornada sobre Cidades e Mudanças Climáticas acontece no Centro de Eventos do Ceará. Mais informações:www.iclei.org.br/jornadaclima

Mudanças Climáticas e o papel dos Governos Locais

Em setembro de 2015, o Consórcio realizou uma ação interdisciplinar dos Grupos de Trabalho para reforçar o compromisso dos municípios na elaboração de políticas públicas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, com a criação de uma agenda regional para tratar o tema.

O seminário “Mudanças Climáticas e o papel dos Governos Locais” mobilizou membros de cinco GTs: Meio Ambiente, Defesa Civil, Habitação, Educação e Resíduos Sólidos, além de participação do ICLEI, representado, na ocasião, pelo Diretor Presidente, Pedro Roberto Jacobi.

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/04/2024

Portal atualizado em: 17/04/2024 16:57:57