Sexta-feira, 29 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Obras - Terça-feira, 23 de Fevereiro de 2016

Focem P&G qualificará empresas de petróleo e gás do ABC e do Mercosul

Projeto inclui a realização de oficinas e ações para novas oportunidades de negócios no setor

Focem P&G qualificará empresas de petróleo e gás do ABC e do Mercosul

Promover a qualificação de fornecedores para a cadeia produtiva de petróleo e gás no âmbito do Mercosul está entre os objetivos do Focem P&G, que beneficiará até 15 empresas do Grande ABC, além de negócios no Rio Grande do Sul, Argentina, Paraguai e Uruguai. Na tarde de sexta-feira, dia 19, empresários e gestores públicos acompanharam a apresentação do projeto realizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), e que nas sete cidades conta com apoio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC.

Para preparar as empresas que cumprirem aos pré-requisitos do Focem P&G, serão destinados US$ 3,6 milhões, custeados pelo Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem), com contrapartida da ABDI, ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Dentro do projeto de "Qualificação e Integração de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás" foi realizado estudo que mapeou a demanda de empresas-âncora do setor por produtos e serviços.

"Identificamos itens que grandes empresas desta cadeia produtiva têm dificuldade em obter, seja por questões relacionadas a preço, tempo de entrega ou até mesmo de qualidade. O objetivo desta ação é fomentar o processo de qualificação de fornecedores, fortalecendo a competitividade de pequenas e médias empresas de bens e serviços para atender às lacunas que existem nesse setor", explicou o coordenador técnico do projeto, Alexandre Amissi.

Entre as demandas listadas, 96 no total, estão fornecimento de produtos químicos, de engenharia, pintura industrial e logística. As empresas participantes têm como benefícios a identificação de oportunidades comerciais com base em conhecimento adquirido nas oficinas de capacitação, o acesso às informações sobre as demandas das empresas-âncora e o aumento de networking.

Durante a apresentação desta sexta-feira, foram mencionados os objetivos das atividades e os requisitos do projeto. As empresas interessadas em participar da ação devem ter planta instalada em uma das sete cidades do ABC, com pelo menos cinco anos de funcionamento. Além disso, devem ter faturamento anual entre R$ 2,4 milhões e R$ 90 milhões; serem fornecedoras ou potenciais fornecedoras da cadeia de P&G para atividades relativas à exploração, produção e refino; e terem regularidade jurídica, econômico-financeira e fiscal.

A previsão é que a fase de análise das empresas que se cadastraram no projeto ocorra nas próximas semanas e as atividades de diagnóstico das participantes tenham início ainda neste semestre. A ação tem duração programada de 24 meses.

Durante o período, serão realizadas oficinas de planejamento estratégico, normas de qualidade, segurança do trabalho, meio ambiente, responsabilidade social, sobre comércio internacional, entre outras.

Representando o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Santo André, Oswana Famelli, falou sobre a importância da construção conjunta de soluções e alternativas para os períodos de desaceleração da economia. "Sabemos das dificuldades enfrentadas por quem quer empreender, pois vivemos tempos de transformações", afirmou, enfatizando a relevância de projetos como o Focem P&G para ampliar os horizontes de possibilidades aos empresários.

O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Giovanni Rocco, lembrou que a parceria com a ABDI começou em 2011, por meio de articulação com o Consórcio. "É fundamental termos ações nesse sentido para estimular a cultura empreendedora e a visão do gestor sobre a necessidade constante de investir na melhoria de processos, produtos e do próprio marketing. Essas questões estão diretamente relacionadas com o crescimento de um negócio e, por consequência, da economia local", observou.

O evento de apresentação do Focem P&G foi realizado no Centro de Formação dos Profissionais de Educação (Cenforpe) em São Bernardo do Campo. Mais informações sobre o projeto podem ser solicitadas por meio dos e-mails focempg@dinamusconsultoria.com.br ou focem.pg@abdi.com.br.

Focem Auto:

Esta é a segunda participação do Grande ABC em projeto de complementação do setor produtivo no âmbito do Mercosul. Em 2013 e 2014, 25 empresas da região participaram da primeira etapa da iniciativa, também realizada por meio do Consórcio Intermunicipal, da Agência GABC e da ABDI.

Estão contempladas pelo projeto 88 indústrias de pequeno e médio porte, fabricantes de partes e peças, componentes eletrônicos, ferramentaria e moldes, do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Entre os resultados obtidos nas empresas do ABC estão aumento de 50% da disponibilidade das máquinas, que amplia a eficiência da utilização dos equipamentos, 31% do aumento da produtividade, 59% de queda no tempo de preparação das máquinas para produção e 53% de redução de não conformidades. As ações diminuem custos extras para corrigir erros da produção.

(Com informações da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC)

Versão do sistema: 2.0.0 - 29/03/2024

Portal atualizado em: 27/03/2024 18:50:40